Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Programa para regularizar uso compartilhado de postes quer encerrar “guerra” entre telecons e distribuidoras de energia

Destaque política

Os Ministérios das Comunicações (MCom) e de Minas e Energia (MME) assinaram a Portaria Interministerial que institui a Política Nacional de Compartilhamento de Postes – Poste Legal.

De acordo com as pastas, os objetivos da ação incluem organizar a ocupação dos postes, minimizando o impacto visual, garantindo transparência e preço justo na cobrança pelo uso da infraestrutura. Além disso, tem o intuito contribuir para a ampliação da conectividade e da inclusão digital em áreas remotas ou rurais.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, explicou que o Poste Legal irá ampliar a conectividade e avançar em regiões remotas, urbanas e rurais. O projeto também irá disponibilizar equipamentos de saúde e educação. Segundo ele, por meio dos postes, 65 milhões de residências têm acesso à internet fixa no País, o que corresponde a quase 90% dos domicílios brasileiros.

Já o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o desordenamento dos fios se tornou um desafio, acentuado por ações irregulares. “Chega de fios e cabos soltos no meio dos postes. Estamos falando de mais segurança para as pessoas que caminham nas ruas. Estamos falando de melhores paisagens nos centros urbanos. Poste Legal é cidade eficiente, sustentável e segura”, explicou.

Mais notícias