Search
Search
Close this search box.

Portocem, Consag e Mitsubishi Power assinam contrato para construção de usina termelétrica no Ceará

Assinatura do contrato. Foto: Divulgação

A Portocem Geração de Energia S.A assinou contrato de engenharia, aquisição e construção (EPC) com um consórcio formado pela Consag e a Mitsubishi Power para a implantação da Usina Termelétrica Portocem.

O projeto tem 1.572 MW. A companhia recebeu a outorga do Ministério de Minas e Energia, por meio da Portaria nº 674/GM/MME, em 8 de agosto de 2022, autorizando o estabelecimento como Produtor Independente de Energia Elétrica e assinou, em novembro de 2022, com a CCEE, o CRCAP, com o compromisso de entrada em operação comercial em 1º de julho de 2026, com duração de 15 anos.

A usina termelétrica é um projeto greenfield, composta por 4 turbinas a gás Mitsubishi M501JAC em ciclo simples, alimentadas por gás natural. O empreendimento será implantado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará), no município de Caucaia, a 50 km ao noroeste da capital Fortaleza, e será interligado ao SIN – Sistema Interligado Nacional – através da subestação de Pecém II 500 kV, com uma Linha de Transmissão de 6 km.

A empresa Mitsubishi Power ficará responsável pelo fornecimento das turbinas a gás M501JAC, enquanto a CONSAG será responsável pelo desenvolvimento dos projetos básico, executivo, obras civis, fornecimento do Balance of Plant (BOP) e das utilidades, montagem eletromecânica e comissionamento da Usina, além de ser responsável pela implantação da linha de transmissão e subestações.

A Consag é uma empresa do Grupo Andrade Gutierrez, com mais de 74 anos de experiência em soluções de engenharia de ponta e execução de alta performance, utilizando, principalmente, a digitalização na gestão dos projetos. A companhia é referência no mercado de geração de energia, com mais de 55 GW de potência instalada implantados, e possui grande expertise em projetos na modalidade EPC.

O empreendimento receberá gás de uma Unidade Flutuante de Armazenamento e Regaseificação (FSRU) que será afretada pela Portocem e ficará permanentemente atracada no Porto do Pecém.

A usina está sendo projetada para operar nos momentos de baixa performance das fontes renováveis, afirma o CEO da Portocem Ronan Dias, em casos de baixo nível d’água nos reservatórios das hidrelétricas, baixa velocidade de ventos (o que prejudica a geração eólica) e baixa intensidade de sol (geração fotovoltaica).

Mais notícias