Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Políticos lamentam a morte de Pelé

Foto: Reprodução/Twitter

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, morreu hoje, quinta-feira, 29, aos 82 anos, em São Paulo.

Políticos brasileiros aproveitaram o momento para prestar homenagens ao “rei do futebol” em seus perfis nas redes sociais. A governadora Izolda Cela (Sem Partido) foi uma dessas figuras. “O Rei descansou. O Brasil se despede do mais completo entre todos os nossos atletas na história. Pelé transformou o futebol em arte, capaz de fazer parecer fácil os mais improváveis lances”, disse a cearense.

O ex-governador e senador eleito Camilo Santana (PT) também escreveu em suas redes. “Dia triste para nosso país. Dia de se despedir do Rei, o maior e mais completo esportista da nossa história. Pelé quebrou recordes e atingiu números quase inalcançáveis. O futebol parecia fácil aos seus pés. Descanse em paz, Rei! Meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs”, enfatizou. 

O governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas, apontou que também lamenta a morte do “maior atleta da história do nosso país”. “Único tricampeão mundial com a seleção, Pelé bateu inúmeros recordes e marcou época durante quase duas décadas. O seu legado para o esporte brasileiro jamais será esquecido. Descanse em paz, Rei”, apontou. 

O ex-governador Ciro Gomes (PDT), que tem ficado ausente de suas redes sociais, também se manifestou. “Nos despedimos com muita tristeza desse grande brasileiro, Edson Arantes do Nascimento. Nosso Rei Pelé foi motivo de orgulho e alegria para todo o Brasil. Revolucionou o futebol, venceu três copas do mundo, marcou mais de mil gols e conquistou a admiração do mundo inteiro”, lamentou. 

“Sua arte, seu exemplo, seu talento e sua preocupação com nosso país e nossas crianças estão eternizados. Me solidarizo com familiares, amigos e todos e todas que assim como eu são fãs”, finalizou o pedetista. 

“Sua arte, seu exemplo, seu talento e sua preocupação com nosso país e nossas crianças estão eternizados. Me solidarizo com familiares, amigos e todos e todas que assim como eu são fãs”, escreveu o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

O deputado federal Capitão Wagner (UB) também reservou um momento para falar do ex-jogador em suas redes. “Brasil de luto. Perdemos o maior jogador de futebol de todos os tempos. Nosso querido Pelé, que tanto nos alegrou e fez história no mundo com suas jogadas incríveis, hoje nos deixa. Nossos sentimentos aos familiares e amigos”, apontou. 

O vice-presidente eleito do Brasil Geraldo Alckmin também se manifestou. “Triste notícia o falecimento do nosso querido Rei Pelé, do meu time o Santos Futebol Clube, o Peixe, teve o maior ataque de todos os tempos. Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, era uma seleção”, apontou.

“Então, nosso carinho, nossas orações ao querido Pelé, campeão do mundo nas Copas de 58, 62 e 70. Um atleta completo. Nosso carinho, nossos sentimentos, nossas orações aos seus familiares e fãs”, finalizou. A fala foi dada durante uma coletiva de imprensa sobre setor da Saúde no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). As informações são do site Metrópoles.

O deputado federal e ex-ministro das Comunicações Fábio Faria (PP-RN) também escreveu: “O Rei Pelé, Rei do Futebol, que conquistou o mundo e deu muitas alegrias ao Brasil, acaba de falecer. Grande perda ao Brasil e aos brasileiros. Meus sentimentos aos amigos e familiares. O craque chega ao céu.”

Pelé também recebeu homenagem da futura ministra do Meio Ambiente, Marina Silva: “O Brasil está de luto. Pelé, o nome dele foi e continuará sendo adjetivo, sinônimo de ser craque e ser genial naquilo que faz. Que Deus conforte seus familiares e sua incontável torcida.”

Já a futura ministra do Esporte, Ana Moser, anunciada recentemente, também destacou: “O que dizer desse dia, nessa hora? Quis o destino que no mesmo dia em que fui anunciada para o Ministério do Esporte, cadeira que primeiramente foi dele, há 24 anos, Pelé nos deixa. Em meio à tristeza, fica a admiração e o respeito pelo atleta do século, o rei do futebol. E pelo cidadão que deu sua contribuição para a sociedade, que representou a qualidade e a força do povo brasileiro. Edson Arantes do Nascimento partiu, Pelé é eterno e continuará alegrando as novas gerações com seus gols!”.

Tasso Jereissati também lamentou: “Pelé foi um gênio da bola e durante toda a vida simbolizou o Brasil que temos de melhor. Com sua genialidade, projetou nosso País para o mundo. Tive o prazer de conhecê-lo, ocasião em que revelou a simplicidade de uma verdadeira Majestade. Vá em paz Rei Pelé. Seus súditos honrarão sua memória para sempre”, disse. 

E enquanto que o presidente francês, Emmanuel Macron, disse apenas três simbólicas palavras em seu post: “O Jogo. O Rei. A Eternidade.”, o presidente eleito Lula (PT) apontou que teve o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram. “Eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol”, destacou o petista. 

“Pelé nos deixou hoje. Foi fazer tabelinha no céu com Coutinho, seu grande parceiro no Santos. Tem agora a companhia de tantos craques eternos: Didi, Garrincha, Nilton Santos, Sócrates, Maradona… Deixou uma certeza: nunca houve um camisa 10 como ele. Obrigado, Pelé”, finalizou. 

Leia mais: 

+ Urgente: Pelé morre em São Paulo aos 82 anos

Mais notícias