Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Planalto escolhe Mauro Filho, aliado de Ciro, para assumir a posição de vice-líder do governo na Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação

O Palácio do Planalto convocou o deputado federal Mauro Benevides Filho (PDT) para assumir o cargo de vice-líder do governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados.

Até o momento, o posicionamento público do cearense em relação a esse convite ainda não foi divulgado.

Graduado em Economia, com doutorado pela Universidade Vanderbilt, Mauro é filho do político Mauro Benevides. Sua incursão na política teve início no final da década de 1980, ao assumir a Secretaria de Finanças de Fortaleza durante a gestão de Ciro Gomes (PDT).

Eleito deputado estadual pelo PMDB em 1990, licenciou-se do cargo para ocupar a Secretaria de Planejamento do Ceará durante o governo de Ciro. Em 2002, coordenou o programa econômico de seu aliado durante sua candidatura à presidência da República.

Em 2014, concorreu ao Senado pelo PROS, mas foi derrotado por Tasso Jereissati (PSDB). Retornou à Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará em 2015, durante o governo de Camilo Santana (PT), pupilo de Ciro na época.

Em 2022, atuou como coordenador de campanha do ex-governador pedetista durante a última corrida presidencial. Na mesma ocasião, apoiou a candidatura do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) ao Governo do Ceará em vez de Izolda Cela (PSB), decisão da maioria do partido que fez com que Camilo rompesse com o PDT e lançasse Elmano de Freitas na disputa. Para Ciro, Camilo o traiu.

Após a vitória de Elmano, Mauro optou por se alinhar com a base do governador petista no Ceará, embora mantenha sua conexão com o ex-ministro Ciro.

E, apesar das divergências entre os partidos no Ceará, a nível nacional eles trabalham em conjunto. Isso é evidenciado pela atuação de Carlos Lupi, presidente nacional licenciado do PDT, como ministro do Trabalho e Previdência. Lupi também segue aliado de Ciro que, frequentemente, ataca tanto a administração estadual como a federal.

Ciro representa uma parcela de pedetistas cearenses, como RC e Sarto, que lutam na oposição ao governo do Partido dos Trabalhadores. Com a possível entrada de Mauro na vice-liderança da Câmara, no entanto, Ciro ficará ainda mais isolado.

 

Mais notícias