Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa revela que pequenas empresas do Brasil gastam até 10% do faturamento com conta de luz

Contas. Foto: Freepik
Contas. Foto: Freepik

Quando se fala em energia, metade dos pequenos negócios brasileiros só se lembram quando a conta chega, mesmo os gastos representando até 10% do faturamento da empresa. De acordo com levantamento do Sebrae, as principais dificuldades dos empresários para investir no tema são a falta de conhecimento/confiança na tecnologia (31%), seguido da necessidade de alto investimento (28%).

A pesquisa aponta que 55% dos pequenos negócios gastam, em média, até R$ 500 mensais com a conta de energia. 669 microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais (MEI) de 14 estados foram ouvidos.

Carolina Moraes, analista de competitividade do Sebrae Nacional, destaca que a gestão eficiente da energia em uma empresa é crucial. “Primeiro, reduz os custos ao diminuir as despesas e permite aumento da lucratividade. Segundo: melhora a competitividade ao contribuir para que a empresa ofereça preços mais competitivos”.

A analista também acrescenta que a gestão energética promove a sustentabilidade, ao reduzir emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se às práticas de responsabilidade ambiental. “A empresa também melhora sua imagem no mercado como um todo”, reforça Carolina.

Mais notícias