Pequenas empresas investem em presença digital para atrair clientes

Foto: Freepik

Segundo levantamento feito pelo Sebrae, 57% das empresas têm redes sociais e/ou websites a fim de divulgar, vender e se relacionar com clientes. A pesquisa entrevistou 6.345 representantes de pequenos negócios de todas as regiões do Brasil. Esses empreendimentos têm ampliado a presença no meio online para atrair o público consumidor. Essa atitude reflete e impacta no mercado competitivo e influenciado pelas constantes mudanças digitais.

Neste cenário, algumas plataformas possuem maior destaque sobre as outras no quesito comercial. O estudo ainda apontou que o WhatsApp foi indicado como a principal ferramenta de vendas digitais para 74% dos empreendimentos. Essa e as outras redes se apresentam como canais relevantes de relacionamento, fazendo parte da estratégia comercial e de gestão.

Para Bruno Falcão, especialista em marketing e vendas, não estar presente nas redes sociais com um negócio é o mesmo que não existir para os consumidores, nos dias atuais. “É importante ter perfis ativos e se alinhar às expectativas do cliente online, que se tornam cada vez mais exigentes”, afirma. Neste sentido, Bruno dá algumas dicas para pequenos e médios negócios se firmarem no meio digital.

Incentivar o engajamento
Algumas chamadas para ação e facilitar o acesso a links de produtos e serviços e à comunicação pode aumentar os índices de engajamento online. “É importante facilitar a interação dos clientes com o que é disposto nas redes sociais, então deixar o seu contato fácil, deixar um link direto para o WhatsApp, deixar disponível um catálogo digital”, explica;

Investir em tráfego e impulsionamento
O tráfego pago e orgânico é uma das principais ferramentas para o impulsionamento nas redes sociais. “É possível captar clientes qualificados, afunilando o seu público-alvo e disparando anúncios. Dessa forma, se chega a novos consumidores, especialmente se você quer aumentar esse leque”.

Manter a constância
“A constância na criação de conteúdos para as redes sociais é necessária para fidelizar os seguidores, que são possíveis consumidores”, explica, “então criar uma rotina de publicações e estar sempre em comunicação com esses contatos”.

 

Mais notícias