Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Pela primeira vez no norte do estado, Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas debate gestão dos recursos hídricos

Foto: Divulgação

O Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas realizou, nesta terça-feira, 14, e quarta-feira, 15, sua 1ª reunião ordinária do ano de 2023, desta vez na serra da Meruoca, região norte do estado. O momento foi de troca de experiências entre representantes de diferentes Comitês de Bacia do Ceará e de debates sobre a situação hídrica do estado, além de encaminhamentos de demandas dos Comitês.

O grupo discutiu a administração dos recursos hídricos no âmbito da política compartilhada de águas e promoveu trocas de experiências de gestão entre as diferentes bacias hidrográficas. Na programação, estava a apresentação das ações dos colegiados, em especial nas bacias do Acaraú e Coreaú, além do encaminhamento das demandas de funcionamento de operação e de gestão dos Comitês, a exemplo do Projeto Procomitês, da Agência Nacional de Águas (ANA).

O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, debateu temas como a finalização do estudo de regularização da vazão dos reservatórios, o cadastro de usuários de água e os estudos de águas subterrâneas nas bacias do Litoral e do Coreaú. João Lúcio ressaltou o momento de aproximação e diálogo entre a Cogerh e os Comitês.

“O Fórum Cearense de Comitês é o momento de falar de demandas e também de debater alguns entraves dos quais nossos comitês discutem durante as deliberações dos recursos hídricos do nosso Estado. É um momento importante para eles e para uma melhor gestão participativa dos recursos hídricos do Ceará”, frisou.

Já tradicional no calendário da gestão dos recursos hídricos do Ceará, o fórum reúne representantes dos Comitês das 12 bacias Hidrográficas do Estado e ocorre com o apoio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH).

João Marcelo, presidente do Comitê do Acaraú, e Keila Aragão, presidenta do Comitê do Coreaú e também coordenadora-adjunta do Fórum, ambos anfitriões do evento, deram as boas-vindas aos presentes e ressaltaram as principais ações em andamento nas bacias da região. João Marcelo ressaltou a aproximação dos demais Comitês proporcionada pelo Fórum.

“É muito interessante este formato itinerante de reuniões, pois permite conhecermos a realidade e as particularidades das demais bacias hidrográficas do Ceará. Durante o fórum nós tratamos as demandas em conjunto com os Comitês e em parceria com outras entidades, como a Cogerh e a Secretaria dos Recursos Hídricos.

Durante a mesa de abertura, a representante da Coordenação Socioambiental na Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e integrante do Comitê do Litoral, Lívia Alves, falou sobre o Programa de desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol).

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Mais notícias