Pague Menos troca CEO: sai Mário Queirós, entra Jonas Marques

Pague Menos. Foto: Divulgação

Por Átila Varela

A Pague Menos anunciou nesta segunda-feira, 4, a troca do comando da companhia. Quem estava à frente era Mário Queirós, filho do empresário Deusmar Queirós, fundador da rede varejista farmacêutica. Quem assume é o cearense Jonas Marques.

Mário passou 8 anos à frente da Pague Menos. Ele ajudou a elevar o faturamento da empresa de R$ 4,8 bilhões em 2015 para R$ 11,7 bilhões nos últimos 12 meses.

Dentre os marcos de sua gestão estão parceria estratégica com a General Atlantic em 2015, o IPO da Companhia em 2020 e a aquisição da Extrafarma em 2022.

“O processo de transição terá início em 4 de janeiro de 2024, quando tomará posse o novo Diretor Presidente, concluindo-se em 4 de abril de 2024. Após o fim da transição, o Sr. Mário Queirós será indicado a compor o conselho de administração da companhia”, destacou a empresa em fato relevante. Mário deixa ainda como legado: 1.600 lojas, 25 mil colaboradores.

Quem é Jonas Marques

Jonas Marques. Foto: Divulgação

Jonas Marques assume a liderança executiva da Pague Menos após ter construído uma bem-sucedida carreira de quase três décadas na indústria farmacêutica, tendo liderado áreas estratégicas em multinacionais como Bayer, Roche, ISDIN e Stiefel Laboratories (do grupo GSK). O executivo ocupou, até então, o cargo de presidente da divisão de Consumer Health da Bayer para os mercados da Austrália e Nova Zelândia, após ter exercido a mesma função nos mercados do Brasil e Itália. Sua experiência inclui ainda a presidência da Acessa, antiga ABIMIP (Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição), vice-presidência da Assosalute (Associazione Nazionale Farmaci di Automedicazione – Itália), bem como Board Member da CHP (Consumer Healthcare Products Australia).

Durante sua longa trajetória no setor farmacêutico, Jonas atendeu diretamente as principais redes de farmácias nos distintos mercados onde atuou, acumulando significativa experiência nas áreas comerciais, logística, abastecimento e precificação. É psicólogo, tendo feito MBA Executivo Internacional na FIA Business School com extensão na China e na Europa, além de ter concluído cursos de alta gestão no IMD Business School em Lausanne – Suíça.

“A companhia agradece o inestimável empenho e dedicação do Sr. Mário Queirós como diretor presidente. Após a transição, o Sr. Mário será indicado a compor o Conselho de Administração, onde sua experiência executiva e profundo conhecimento de nossos negócios continuará a contribuir para o direcionamento estratégico da companhia. Sua eleição será deliberada em Assembleia Geral a ser convocada oportunamente”, destacou a Pague Menos no comunicado.

Mais notícias