Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Os insights de Andrei Roman, CEO da Atlas Intelligence, sobre a disputa no Ceará

Jornalista Fábio Campos e o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, durante o Focus Colloquium Especial Eleições. Foto: Divulgação

Por Fábio Campos e Átila Varela
focus@focus.jor.br

A ascensão de Elmano de Freitas, a estabilidade na linha do Capitão Wagner nas pesquisas, o pior resultado de Ciro no Ceará, o passeio que seria a candidatura de Izolda Cela e a “vitória” praticamente sacramentada de Camilo para o Senado. Tudo configurando um novo ciclo político no Estado, com o protagonismo político mudando de mãos, seja com a vitória de Elmano, seja com a do Capitão.

A entrevista no Focus Colloquium Especial com Andrei Roman, CEO e cofundador da AtlasIntel, o instituto vanguarda no Brasil e no mundo na coleta das percepções dos eleitores. O Atlas tem se notabilizado pelo índice de acertos em diversas eleições nos EUA, América Latina, Europa e Brasil.

Entrevistado pelo editor do Focus, Fábio Campos, Andrei Roman destrincha com maestria os índices coletados pela Atlas junto aos eleitores do Ceará.

O Focus disponibiliza para os leitores, estudiosos da política, comitês dos candidatos e demais interessados o inteiro teor da pesquisa que foi contratada pela Arko Device. Veja aqui.Pesquisa Atlas/Arko/Focus – Eleições 2022 Ceará.

Veja abaixo os insights da entrevista com Andrei Roman

O método da Atlas Intelligence
“Atlas vem abordando os desafios das pesquisas com metodologia inovadora. Somos a única empresa nesse ciclo eleitoral do Brasil que está divulgando pesquisas com coleta WEB. Trata-se de uma metodologia que está ganhando cada vez mais espaço em nível internacional. Por exemplo, na Inglaterra, contamos com empresas como a YouGov, que ao longo da última década chegou a dominar o mercado de pesquisas nesse país. Nos Estados Unidos, a Morning Consult, divulga pesquisas de alta frequência para medição eleitoral. No ciclo recente na França, que a Atlas também participou, todas as pesquisas para a eleição presidencial foram conduzidas com coleta WEB. Espero que o rigor meteodológico do nosso trabalho aos poucos vá destacar a trajetória de precisão que a Atlas vem tendo. Nos últimos três ciclos eleitorais da Argentina, por exemplo, a pesquisa Atlas foi a mais precisa. Na Colômbia, na última presidencial, também a Atlas foi o instituto com menor erro médio. No Chile, todas as outras pesquisas chegaram muito longe. A Atlas foi a única que acertou com precisão.

A pesquisa Atlas/Focus/Arko Advice no Ceará
Temos aqui a medição dos cenários para presidente, governador e senador. Trata-se de uma amostra de 1.598 respondentes, coletadas entre 17 e 22 de setembro. Uma amostra que contempla todas as regiões do Estado. Foram 159 municípios. É uma pesquisa com muito mais abrangência territorial do que as outras… Essa pesquisa conta com todos os controles e padrão metodológico de qualidade que Atlas sempre aplica.

O ocaso de Ciro Gomes
Provavelmente será o pior resultado de Ciro Gomes no Ceará em disputa presidencial. Enfim… É um ponto a se analisar depois da eleição, se isso realmente se concretizar, sobre o que foi a estratégia política do Ciro e aonde as coisas começaram a desandar. O retrato de hoje medido pela nossa pesquisa no Ceará é este: uma nítida vantagem de Lula e, talvez, uma certa consolidação de Jair Bolsonaro em relação ao ciclo anterior. Parece que ele tende a crescer em relação a 2018, mas não chega próximo de rivalizar com o desempenho de Lula”.

Disputa presidencial no Ceará
“É um quadro de muita estabilidade. O Ceará não é uma exceção desse padrão, mas também é verdade que a gente observa a dinâmica de um nítido crescimento na margem do Lula e uma estabilidade do Bolsonaro, além de uma certa diminuiição do Ciro e da Simone Tebet decorrente de uma certa tendência de voto últil pára a definição da corrida presidenciual no primeiro turno”.

Lula e as mulheres do Ceará
“O destaque para o desempenho do Lula no Ceará vem da grande fortaleza dele entre as mulheres, grupo em que ele tem mais de 64% das preferências. Existe uma certa resistência à figura de Bolsonaro entre as mulheres… me parece que, no Nordeste, esse padrão é até mais reforçado do que em outras regiões do país. A clivagem por gênero no Nordeste tende a ser mais forte do que no Sul ou no Sudeste”.

Bolsonaro entre pobres e ricos do Ceará
“No Ceará, não é mais o caso de que Bolsonaro vai bem entre os mais ricos. Ele mudou um pouco o perfil do seu público nos últimos anos. Ele hoje tende a atrair mais o público de classe média  baixa. Não é nem aquele eleitorado mais pobre, do Interior, que se mantém muito fiel ao Lula, mas também não é a classe média alta que votou nele em 2018. Cada vez mais se trata de um público intermediário nessa distribuição por renda”.

Lula e os eleitores de Ciro no Ceará
Lula herda quase todos os eleitores do Fernando Hadad. É muito interessante ver quanto o Lula consegue penetrar na base do Ciro Gomes. No Ceará, 60% quase dos que votaram em Ciro em 2018 já declara voto em Lula. Ciro consegue manter apenas 1/3 da base que votou nele em 2018.

Lulistas com Wagner
20% dos eleirtores de Wagner voltam no Lula.
Esses 20% podem ser o alvo mais fácil para o Elmano de Freitas daqui pra frente. Já os eleitores de Elmano, 90% declara voto no Lula e apenas 1% no Bolsonaro, 5% no Ciro. Há uma nítida consolidação no voto Lula/Elmano.

O conforto de Elmano
“66% dos eleitores de Roberto Cláudio declaram voto no Lula e apenas 18,8% declaram voto em Ciro. O que a gente vê é que Elmano está numa posição estratégica para conseguir capturar mais votos tanto do Roberto Cláudio quanto  do Capitão Wagner. Se a gente olha para os gráficos, basicamente só tem notícia boa para o Elmano e só tem notícias ruins para os outros candidatos. 

Tendência de alta Elmano
“O que a gente verifica em relação à pesquisa anterior (Atlas de 26 de agosto) é uma nítida tendência de alta do Elmano de Freitas e uma tendência (muito leve) de caída para os outros candidatos. Elmano captura eleitores dos dois lados, alguns eleitores do Capitão, eleitores do Roberto Cláudio. Não diria que é uma onda. Não sei a partir dessa tendência ele vai superar Capitão Wagner até o primeiro turno. Eu esperaria que o resultado (final) entre os dois seja bastante próximo, mas ainda com viés do Capitão talvez se manter na frente por conta dessa fragmentação do campo de esquerda, o campo progressista no Ceará”.

Fragmentação da esquerda ajuda Capitão
“É cenário de segundo turno. A fragmentação do voto de esquerda entre Elmano e Roberto é uma excelente notícia para o Capitão. Boa parte do eleitorado de Roberto Cláudio parece estar bastante frustrado com a impossibilidade de chegar ao segundo turno. Existe uma rixa histórica entre o PT e o campo do PDT no Ceará por mais que tenham sido aliados por tantos anos. A gente lembra de candidaturas, por exemplo, a prefeito de Fortaleza. Existem atritos”.

Candidatura de Izolda seria um passeio
“É momento de reflexão sobre quanto uma candidatura como a de Izolda Cela teria sido competitiva. Não estou dizendo que Elmano não está competitivo. Está aí muito bem posicionado para talvez vencer a eleição. Estou apenas dizendo que a Izolda estaria hoje numa posição muito mais confortável. Ela unificaria esse campo da esquerda. Unificaria a força do PT com a força do PDT e certamente estaria à frente do Capitão já no primeiro turno e, possivelmente, poderia até vencer no primeiro turno. Não acho que foi uma boa escola do Roberto Cláudio a quebra do campo progressista para o objetivo de enfretar o Capitão Wagner”.

Capitão maior que Bolsonaro no Ceará
“56% dos eleitores de Lula declaram voto no Elmano, 21% delaram voto no Roberto Cláudio. Trata-se de uma parcela considerável. 14% declaram voto no Capitão Wagner. O que ilustra que, de fato, o campo do Capitão é muito mais abrangente do que simplesmente os eleitores de Bolsonaro. Ainda mais, para reforçar, 43,8% dos eleitores de Ciro Gomes declaram voto no Capitão. Assim, na nossa pesquisa, mais eleitores do Ciro declaram voto no Capitão do que em RC… Capitão Wagner vai precisar expandir bastante o seu capital político, fora do campo bolsonarista, para ter chances de vencer num provável 2º turno contra o Elmano.”

Camilo Santana como senador de maior percentual no País
“Camilo já venceu a eleição para o Senado. Isso não é nenhum mistério. Provavelmente, vai ter uma votação histórica, podendo ser o Senador com maior percentual de votos do País inteiro. Isso dará uma grande fortaleza política ao Camilo. Num tabuleiro político, as coisas vão mudar um pouco em como as pessoas enxergavam essa força entre Ciro, Cid e Camilo. Com essa votação, o Camilo vai assumir o maior protagonismo que ele já teve em termos de atores que dominam a cena política”.

Bolsonaro entre homens
“Estamos olhando para uma fortaleza maior do Bolsonaro entre homens. Existe uma nítida clivagem comparando homens com mulheres. Então, nesta coleta, o público de homens com voto em Bolsonaro chega bastante próximo ao de Lula. O destaque do desempenho do Lula vem da grande fortaleza dele entre as mulheres. Existe uma certa resistência entre a figura do Bolsonaro entre as mulheres. Este padrão chega a ser mais forte no Nordeste do que em outras regiões do País.”

Assista ao Focus Colloquium com Andrei Roman, CEO da Atlas Intel

Leia Mais
Exclusiva: AtlasIntel/Focus para senador mostra Camilo com 64,1% e Kamila com 11,9%
+Pesquisa AtlasIntel/Arko/Focus mostra Capitão com 38,7%, Elmano com 33,5% e RC descolado dos líderes com 17,6%
+AtlasIntel/Focus no Ceará: Lula 54,6%, Bolsonaro 26,7% e Ciro 14%

 

Mais notícias