Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Mourão diz que não vê “no curto prazo, combate a desmatamento sem Forças Armadas”

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Hamilton Mourão disse, após reunião com investidores nacionais, que não acredita ser possível o governo operar no combate ao desmatamento na Amazônia sem o emprego das Forças Armadas. Nesta sexta-feira, 10, o governo prorrogou até novembro a Operação Verde Brasil 2, com uso das Forças Armadas na floresta amazônia em ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, como o desmatamento ilegal, além de combater focos de incêndio.

Em entrevista, Mourão afirmou que a presença dos militares é necessária por causa da defasagem do órgãos ambientais, como ICMBio e Ibama. “Não é que as Forças Armadas estão à própria sorte. Vamos lembrar que o governo está combatendo a epidemia (…). Então, estamos com duas situações complicadas ao mesmo tempo”, disse.

“Isso ainda em um país com recursos governamentais escassos. [Combater o desmatamento sem as Forças Armadas] É uma das responsabilidades que o Conselho da Amazônia vai colocar. Mas eu não vejo no curto prazo operar sem o apoio das Forças Armadas, porque eu preciso reconstruir a força de trabalho das agências ambientais”, complementou.

Mais notícias