Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Moderna recebe parecer positivo da FDA e deverá ser 2ª vacina autorizada nos EUA

Foto: Divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA), a ‘Anvisa’ dos Estados Unidos, emitiu, nesta terça-feira, 15, um parecer positivo para mais uma vacina contra a COVID-19; desta vez, do laboratório americano Moderna. O parecer ainda não é definitivo e foi divulgado antes da reunião de especialistas para examinar sua aprovação emergencial.

De acordo com a FDA, os resultados revisados da fase 3 dos testes clínicos mostraram que o tratamento tem eficácia de 94,1% e que ela “não mostra problemas de segurança específicos que impeçam a emissão” da autorização para uso em caráter de emergência. A agência norte-americana se mostrou otimista sobre a vacina.

Antes da Moderna, a Pfizer, em parceria com a alemã BioNTech, foi a primeira farmaceutica a pedir autorização para uso emergencial nos Estados Unidos. O pedido foi aprovado na semana passada e as aplicações da vacina tiveram início na segunda-feira, 14. O pedido da Moderna foi feito em 30 de novembro e depende apenas do aval da FDA.

No Brasil, não há uma previsão de uso deste imunizante, já que não existe nenhum acordo de intenção de compra e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que só autorizará o uso de vacinas em testes no Brasil e esse não é um deles.

Mais notícias