Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Mendonça apresenta pedido de habeas corpus para Weintraub: “liberdade de expressão”

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

André Mendonça, ministro da Justiça e Segurança Pública, apresentou, na madrugada desta quinta-feira, 28, pedido de habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal (STF). O representante declarou disse que a medida é uma tentativa de barrar o depoimento do ministro da Educação, Abraham Weintraub, na Polícia Federal (PF).

“A medida visa garantir liberdade de expressão dos cidadãos. De modo mais específico do ministro Abraham Weintraub e demais pessoas submetidas ao Inquérito”, publicou Mendonça em sua conta oficial no Twitter. Ele ainda disse que a medida também “visa preservar a independência, harmonia e respeito entre os poderes”.

Horas atrás, o ministro da Justiça havia criticado os mandados de buscas e apreensões contra aliados de Jair Bolsonaro no inquérito das fake news. Em nota à imprensa, André Mendonça pontuou que ao povo é garantido o “inalienável direito de criticar seus representantes e instituições de quaisquer dos Poderes”.

Alexandre de Morais, ministro do STF, determinou na última terça-feira, 26, que Abraham Weintraub seja ouvido pela PF por conta de suas declarações feitas em reunião ministerial do dia 22 de abril. “Eu por mim botava esses vagabundos todos na cadeia, começando pelo STF”, disse na ocasião.

Mais notícias