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Libercard realiza estudo inédito em Fortaleza sobre interesse da população em serviços de saúde

Healthtechs. Foto: Freepik

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Os planos de saúde estão entre as principais opções para garantir saúde de forma ágil, eficiente e longe de  preocupações com longas filas de espera.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi por encomenda do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) em 2021, os planos ocuparam o 3º lugar no campo de desejo dos brasileiros quanto à aquisição de bens e serviços. Para aposentados, crianças e pessoas com comorbidades, ele é inclusive considerado uma necessidade mínima.

No entanto, o reajuste em mais de 15,5% autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – a taxa mais alta nos últimos 3 anos – coloca em risco o uso desses serviços. Em especial, para aqueles acima dos 50 anos que irão acomodar outros aumentos devido à transição de faixa etária, levando esse público a repensar o plano de saúde por falta de viabilidade financeira.

Com o objetivo de estudar o interesse da população em relação a serviços de saúde e bem-estar, a empresa Libercard realizou uma pesquisa nos múltiplos terminais de ônibus na cidade de Fortaleza, que conta atualmente com 700 mil pessoas passantes/dia. A pesquisa foi realizada através dos caixas das Lojas Libercard, no momento de recarga do cartão de transporte, contando com uma amostragem de 1000 usuários do Libermulti. Serviços como assistência à saúde e plano odontológico se destacaram como os benefícios mais procurados, representando preferência de 43,6% dos entrevistados.

É nesse contexto que surge como opção as healthtecs, startups voltadas para o setor de saúde com foco na medicina preventiva, proativa e personalizada. Elas se posicionam no mercado como alternativa que promove saúde de forma viável, tecnológica e de alta qualidade, em contraponto com os planos tradicionais.

Libercard e Memori

No último mês, a Libercard realizou uma parceria junto à healthtech Memori com objetivo de ampliar o acesso a tais alternativas de bem-estar. A união permitirá um maior alcance através de postos físicos, que estarão localizados em terminais de ônibus. Dessa forma, a parceria também busca facilitar e disseminar o entendimento do que é healthcares e como elas funcionam.

“Nossos maiores desafios estão na comunicação com o público, em explicar os benefícios que eles terão em disponibilizar orçamento, mesmo com toda a dificuldade no dia a dia para manter a renda, visando o cuidado a longo prazo. Disseminar sobre como a saúde básica também deve ser prioridade”, de acordo com Aline Lima, CEO da Libercard.

De acordo com o CEO da Memori, Tavinho Brígido, a parceria estratégica realizada com a Libercard tem como intuito popularizar algumas soluções no setor de saúde, tornando-as mais acessíveis.

Além de viáveis financeiramente, as healthtechs são uma maneira de conhecer um novo modelo e usar tecnologia a favor do paciente nas mais diversas áreas da saúde, como: telemedicina, odontologia e farmácia. Sendo inclusive, uma opção para micro e pequenas empresas que desejam oferecer maiores benefícios aos seus colaboradores, o que dá aos empresários opção de escolha para além do tradicional.

De acordo com relatório do Distrito Healthtech Report, a busca pelas empresas vem crescendo e já são mais de 740 healthtechs atuantes no Brasil, destacando-se pela eficiência na gestão e no acesso da informação, visto que a inovação promovida pelas healthtechs consiste justamente no uso da tecnologia para solucionar problemas do setor da saúde, como a agilidade dos processos e a redução de carências, custos e burocracias.

“De forma 100% digital e com processos low touch, as healthtechs conseguem tornar o acesso à saúde essencial mais democrático”, finaliza Brígido.

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