Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Kia Motors quer substituir chave física do veículo por mecanismo digital via smartphone

Foto: Divulgação Hyundai Motor Group

Equipe Focus
focus@focus.jor.br
Os veículos da Kia Motors vão receber a partir deste ano uma tecnologia que permite destravar e dar a partida por meio do smartphone. A chave digital, desenvolvida pelo Hyundai Motor Group,  deve substituir a tradicional chave física. Para isso, ela será baixada por meio de um aplicativo e utilizada por até quatro pessoas autorizadas pelo usuário.  No entanto, não há previsão de chegada da tecnologia no Brasil ou veículos que sairão de fábrica com a modalidade.
“Após a chave digital ser baixada e instalada no smartphone, a tecnologia Near Field Communication (NFC) detecta a presença de um celular habilitado nas proximidades da porta do veículo. A antena NFC para identificação de entrada está localizada nas alças das portas do motorista e do passageiro da frente, enquanto outra para a partida do motor está localizada dentro da base de carregamento sem fio”, destaca a companhia, por meio de nota.
Destravado o veículo, o usuário pode ligar o motor posicionando o smartphone na bandeja de carregamento sem fio, situada no console central, e pressionando o botão Start/Stop no painel.
Foto: Divulgação

As preferências do usuário em relação às configurações do veículo também são armazenadas. Quando a chave é reconhecida, elas são ajustadas automaticamente – incluindo a posição dos espelhos, assentos e volante, bem como os controles dos sistemas de áudio, vídeo e navegação (AVN) e os ajustes de exibição do head-up display.
A chave digital ainda pode ser utilizada para controlar alguns sistemas dos veículos remotamente, por meio do smartphone. Usando a comunicação Bluetooth Low Energy (BLE), os usuários podem travar e destravar o veículo, ativar o alarme e ligar o motor.
Para casos em que a entrega de uma chave digital não é viável, como a utilização de um serviço de manobrista ou a visita a uma oficina mecânica, também serão fornecidas smart keys convencionais e chaves de tipo cartão.

Mais notícias