ITA no Ceará: Ministérios da Defesa e Educação aprovam relatório técnico para instalação de unidade

Foto: Divulgação

O relatório técnico para a implantação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará foi aprovado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

O governador Elmano de Freitas visitou, nesta terça-feira, 3, o campus do ITA em São José dos Campos (SP). A senadora da República, Augusta Brito, também participou do momento.

“Eu aqui hoje saio ainda com mais orgulho de ser brasileiro, visitando as instalações do ITA e todo o trabalho que aqui vem sendo realizado. E imaginar que isso vai acontecer no Norte-Nordeste brasileiro, sediado no Ceará, é motivo de muito orgulho e tenho certeza que o passo que vem sendo aqui dado de apresentação do estudo realizado demonstra que teremos um futuro brilhante para o nosso país, a nossa região”, afirmou Elmano de Freitas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, pontuou que essa aprovação de viabilidade é uma boa notícia não apenas para o Ceará, mas para o país. Já que a implantação do novo campus do ITA possibilita a expansão de sua excelência.

“Hoje foi a entrega do relatório final que fez todo um estudo de viabilidade da implantação, de extensão do ITA no nordeste brasileiro, no Ceará, e esse relatório aprova, orienta a viabilidade desses cursos, da implantação do ITA, com seus cursos inovadores, com novos cursos que serão implementados. Esse é mais um passo importante para o ITA que é um orgulho de todos nós brasileiros, um dos cursos mais conceituados do mundo pela sua excelência, não só da graduação, mas da pós-graduação, da pesquisa, da inovação que o país tem”, ressaltou Camilo Santana.

Os estudos avaliaram a estrutura física da – antiga – Base Aérea de Fortaleza, localizada no bairro Aerolândia. A partir dessa aprovação, o relatório será levado ao presidente da República, para que os demais encaminhamentos sejam dados. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, no entanto, já enfatizou que levar o novo campus ao povo do Nordeste-Norte brasileiro é um objetivo do Governo Federal.

“Hoje estamos dando mais um passo para consolidar um grande projeto, um grande sonho do governo Lula. Recebemos das mãos da comissão que preparou esse relatório que diz da possibilidade de se executar esse projeto. Estamos muito felizes! Está de parabéns o Ceará, está de parabéns o Nordeste brasileiro, e podemos dizer que o Brasil também”, comentou o ministro.

Avanço no conhecimento

A escolha do Ceará para ser sede do novo campus não foi por acaso. Sendo considerado um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, o Ceará tem sido destaque há anos em aprovação. Em 2023, cerca de 40% dos aprovados no vestibular para ingressar no instituto foram candidatos matriculados no estado. Com a implantação, o governador ressaltou o avanço de desenvolvimento que o Estado terá em suas pesquisas.

“Nós temos pesquisa no Ceará na área de energias, de bioengenharia, engenharia de sistemas e para nós será um motivo de muito orgulho, não só para o Ceará, mas para todo o Nordeste, e Norte, porque está criando um centro de excelência, de pesquisa e desenvolvimento”, pontuou Elmano. “E eu tenho absoluta segurança que tudo que está acontecendo no Nordeste, na área de energia renovável, hidrogênio verde, com investimentos que temos da FioCruz, com parceiros da França, que vão desenvolver pesquisas no nosso Estado, e a chegada do ITA, [tudo isso] representará um grande avanço de conhecimento, da pesquisa e desenvolvimento para o Brasil e para a nossa região”, concluiu.

 

Mais notícias