
Por Átila Varela
atila@focus.jor.br
A Universidade Estadual do Ceará (UECE) foi a grande vencedora da trilha Computing da final brasileira da ICT Competition 2022, competição que a Huawei, multinacional de infraestrutura para Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes.
O evento ocorreu nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, em São Paulo. Além da Uece, A Universidade Estadual do Mato Grosso (UEMT) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) também sagraram-se vitoriosas.
“A ICT Competition visa promover a capacitação profissional na área de TIC e o desenvolvimento de novos talentos que podem exercitar habilidades técnicas e competências mais horizontais como empreendedorismo, soft skills, capacidades analíticas e espírito de equipe”, disse Victor Montenegro, gerente de Ecossistema e de Talento Brasileiro da Huawei.
Para o professor Rafael Gomes, da Uece, a parceria com a Huawei abriu novas oportunidades para os alunos. “A parceria traz infraestrutura e serviços modernos para dentro da Universidade e também ajuda o corpo docente, servidores técnicos e estudantes a ingressarem e absorverem novas tecnologias, estimulando a criatividade e a inovação”, disse. O professor avalia ainda o impacto para o Estado. “Os cabos submarinos que atravessam o Oceano Atlântico chegam ao Brasil aqui no Ceará, então somos um pólo cada vez mais forte em tecnologia e na formação de novos talentos”, explicou o docente.
Os times vencedores representarão o Brasil na etapa latino-americana a ser realizada no início de 2023.