IFCE oferta curso de Análise e de Desenvolvimento de Sistemas em Tabuleiro do Norte

Foto: Freepik

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Tabuleiro do Norte, vai expandir a oferta de cursos à comunidade jaguaribana com a abertura do primeiro curso na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Trata-se do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A autorização para abertura do curso foi expedida no último dia 25 de maio, pelo reitor do IFCE. A partir desse ato, o campus Tabuleiro do Norte fica autorizado a abrir a primeira turma, cuja seleção ocorrerá por meio do Sisu 2023.2.

A formação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas será o segundo curso de nível superior a ser ofertado pelo campus Tabuleiro do Norte. O curso é presencial, tem duração de cinco semestres e contará com disciplinas ofertadas nos turnos da manhã e da tarde. Anualmente, serão abertas 35 vagas. Para concorrer a uma das vagas, é necessária a conclusão do Ensino Médio.

A opção pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi identificada no estudo de potencialidades realizado pelo campus Tabuleiro do Norte em 2018. A partir daí, dentro do planejamento da instituição, foram encaminhadas providências para viabilizar a implantação do novo curso, tais como a composição da equipe de professores e a montagem de laboratórios.

“Essa oferta oportunizará que jovens possam desenvolver sistemas computacionais, ações que envolvem tecnologias da Informação e comunicação, Inteligência Artificial e diversas outras atividades principalmente no interior do estado, no caso Tabuleiro do Norte, e para o mundo. O IFCE sem fronteiras e nossos alunos para o mundo”, disse o reitor Wally Menezes.

“No meio do caminho, tivemos uma pandemia. Ela trouxe para a sociedade um nível nunca visto de digitalização. Praticamente hoje temos tudo oferecido de forma digital. Muitas oportunidades de emprego surgiram para os profissionais dessa área, inclusive com a possibilidade de emprego em outras modalidades de trabalho, como o remoto. É uma área muito procurada. Sempre que temos cursos de Formação Inicial e Continuada a gente observa uma procura muito grande por esse curso. É um marco para o campus“, comenta Adriano Lima, chefe do departamento de Ensino do campus Tabuleiro do Norte.

Em onze anos de atuação, o IFCE campus Tabuleiro do Norte alcança a marca de nove cursos ofertados à comunidade, entre formações de nível técnico, superior e pós-graduação.

Mais notícias