Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

IA ChatGPT é investigada por fake news em crime de difamação, diz site norte-americano

Imagem: Pexels

A Inteligência artificial (IA) ChatGPT está sendo processada pela justiça dos EUA por ligar o nome de um jornalista ao processo de crime financeiro. Esse pode ser o primeiro de muitos casos, em que a IA pode ir parar no banco dos réus.

De acordo com a notícia plublicada pelo site americano gizmodo.com, quando um jornalista de um site de armas on-line pediu ao ChatGPT da OpenAI que fornecesse a ele um resumo do caso A Fundação da Segunda Emenda v. Robert Ferguson no início deste ano, ele disse que o chatbot de IA rapidamente cuspiu uma resposta. Ele obedeceu com confiança, supostamente alegando que o caso envolvia um apresentador de rádio da Geórgia chamado Mark Walters, acusado de desviar dinheiro da Fundação da Segunda Emenda (SAF).

O único problema: nada disso era verdade. Na realidade, Walters não teve nada a ver com o processo. Em vez disso, Walters afirma que estava recebendo o que os pesquisadores chamam de “alucinação” da IA. Agora, ele entrou com um processo de difamação inédito contra o ChatGPT por supostamente prejudicar sua reputação.

Mais notícias