Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Hospital São Carlos realizou 1º transplante de fígado inter-vivo pediátrico do Ceará

Foto: Divulgação

O Hospital São Carlos realizou nesta sexta-feira, 23, o primeiro transplante inter-vivo de fígado do Ceará para um paciente pediátrico.

A cirurgia é um pouco mais delicada em comparação com outros procedimentos, o que exigiu um preparo prévio e treinamento especializado com os médicos-cirurgiões.

“Diferente do transplante renal, onde é acrescentando um novo, no fígado nós retiramos o doente e colocamos um saudável. É o único órgão que é irrigado por uma veia e por uma artéria”, ressalta a cirurgiã Denissa Mesquita, que atuou no procedimento.

Em resumo, um doador vivo doou parte do órgão para outro paciente. “Fizemos praticamente duas cirurgias, com o doador, que é parente da família, e o receptor. Retiramos 20% do fígado do doador para implantar na criança receptora”, ressaltou.

A médica explica a importância da cirurgia para o Hospital. “O procedimento é uma evolução do trabalho que o São Carlos executa. O hospital acaba de se firmar como referência em cirurgia de alta complexidade na pediatria, já tendo destaque em alta complexidade em adultos”, afirma a médica Denissa Mesquita.

Outro ganho considerado é para o Ceará. Atualmente, o Estado não realiza cirurgias pediátrias de fígado. “Os pacientes são encaminhados para São Paulo. Com esse novo procedimento, eles poderão fazer o procedimento e ficar perto de casa”, finaliza.

Mais notícias