Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Hospital de Messejana recebe comitiva de médicos chineses para procedimento cirúrgico conjunto

Foto: Divulgação

Uma delegação de médicos da China esteve nesta segunda-feira (15) no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) para promover um intercâmbio entre os serviços de Hemodinâmica e Transplante Cardíaco oferecidos pela unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Na ocasião, também foram apresentados os detalhes do programa de bolsista visitante, conhecido como “Heart Sapling”, oferecido pelo Hospital Cardiovascular de Xiamen (XMCH).

Após as palestras e apresentações do simpósio, foi realizada uma performance conjunta de um procedimento intervencionista de TAVR (substituição da válvula aórtica por cateter), liderado pelo diretor do Hospital Cardiovascular de Xiamen, Wang Yan; pelo médico da mesma unidade, Wang Bin; e pela equipe do HM, liderada pelo coordenador do serviço, Breno Falcão.

Para a secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, a expectativa é que esse intercâmbio de experiências permita compartilhar as iniciativas do estado com os especialistas chineses. “O Ceará é referência no tratamento de patologias cardíacas, assim como em transplantes. Dessa forma, queremos trocar experiências e aprender mais sobre inovações tecnológicas e procedimentos avançados, que a China têm uma expertise muito grande, para atender melhor a população. Queremos, entre outras tratativas, fortalecer o sistema de Saúde brasileiro com o conhecimento trazido por esses profissionais”, diz.

Durante o simpósio entre o Hospital de Messejana e o Hospital Cardiovascular de Xiamen, o médico Wang Yan expôs detalhes do Programa de Visitação Acadêmica e algumas tecnologias desenvolvidas e utilizadas na unidade de Saúde chinesa, como as válvulas cardíacas e também salas cirúrgicas. “Nosssa proposta é que, cada vez mais, Fortaleza e Xiamen se tornem ‘cidades irmãs”, disse.

Além do diretor do Hospital Cardiovascular de Xiamen, também participaram do simpósio, o diretor-geral do HM, Carlos Augusto Lima Gomes; o coordenador do Serviço de Cardiologia Intervencionista do HM, Breno Falcão; também o médico Jefferson Vieira, que destacou a marca de 500 transplantes cardíacos alcançada no hospital em 2023.

Carlos Augusto Lima Gomes destacou que a parceria entre as unidades é uma oportunidade de partilhar conhecimento. “Sabemos que eles têm um conhecimento cirúrgico muito bom. E eles poderão aprender conosco mais sobre transplante cardíaco e o tratamento de doenças pulmonares. Acredito que, para nós, será uma ótima possibilidade de entender sobre novas tecnologias”, disse.

O cardiologista intervencionista Breno Falcão falou sobre como a inovação tecnológica e as parcerias têm fundamental importância para a melhoria do atendimento à população. “Vemos com bons olhos esse processo de crescimento profissional. Estamos com um residente treinando nessa instituição na China e estamos bem otimistas com a perspectiva de uma parceria internacional, assim como as incorporações tecnológicas, com treinamentos nessa expertise. Nos últimos quatro anos, o Hospital de Messejana fez o maior volume de tratamento do infarto no país, somos liderança nesse aspecto. Então, a formação de novos especialistas e a aquisição de novas tecnologias é muito valiosa”, pontua.

Mais notícias