
Equipe Focus.Jor
focus@focus.jor.br
De acordo com projeção feita pela Secretaria do Tesouro Nacional, serão necessários gastos adicionais de R$ 50,7 bilhões em saúde entre 2020 e 2027 devido ao envelhecimento populacional com base na estimativa do Relatório de Riscos Fiscais da União.
Neste ano, o orçamento da saúde é de R$ 135 bilhões, segundo a proposta orçamentária aprovada pelo Congresso no final do ano passado.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , a parcela da população com mais de 65 anos era de 10,5% em 2018. Pelas projeções do instituto, esse percentual atingirá 15% em 2034 e alcançará 25,5% em 2060.
Para estimar o impacto da evolução demográfica nas despesas com saúde, o governo informou que foram considerados os gastos em assistência farmacêutica, inclusive do programa Farmácia Popular, e da atenção de média e alta complexidade (atendimentos hospitalares e ambulatoriais).
“Há uma forte pressão para elevação das despesas [em saúde] em decorrência do processo de envelhecimento da população, dado que a população de maior idade demanda proporcionalmente mais serviços de saúde”, informou a instituição em nota.