Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Geyze Diniz apresenta Projeto Piloto do Movimento Pacto Contra a Fome no Ceará

Foto: Divulgação

A empresária e economista Geyze Diniz apresentou, em Fortaleza, o projeto piloto do Pacto Contra a Fome, um movimento suprapartidário e multissetorial que tem como propósito contribuir no combate à fome e na redução do desperdício de alimentos no Brasil.

Durante o evento, que aconteceu na residência do casal Renata e Tasso Jereissati, Geyze Diniz, cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, destacou a filosofia do projeto, a importância de seus parceiros e as expectativas na causa do combate à fome e ao desperdício de alimentos no País.

Participaram do encontro o ex-senador Cristovam Buarque; o presidente global da Central Única das Favelas (CUFA), Petro Zezé; empresários e representantes da sociedade civil.

Segundo estudo divulgado no site do Pacto, “enquanto 33,1 milhões de pessoas passam fome no Brasil, o país desperdiça 8 vezes a quantidade para alimentar quem não tem o que comer”. Após iniciar o Movimento no Ceará, o projeto irá ser expandido para os estados do Pará, Pernambuco e São Paulo.

Em seu manifesto de apresentação, os integrantes do Pacto apresentam as metas da iniciativa: “Temos como visão chegar em 2030 sem nenhuma pessoa com fome no país e, em 2040, com toda a nossa população bem alimentada”, informa o documento, publicado no site oficial da iniciativa. O grupo lembra que “o acesso à alimentação é um direito constitucional”, para em seguida declarar: “Hoje, nos unimos por um sentimento comum: estamos inconformados com a fome em nosso país. Ainda mais porque produzimos muito e desperdiçamos todos os dias, em toda a cadeia de alimentos”.

Foto: Divulgação

“Reconhecemos o tamanho e a complexidade do problema e, ao mesmo tempo, o quanto já vem sendo feito para enfrentá-lo. Considerando isso, queremos somar. Devemos entender que todos somos parte do problema e que, só juntos, poderemos encontrar a solução. Empresas, governo, sociedade civil organizada e cidadãos. Todos nós temos um papel no enfrentamento da fome e do desperdício. E precisamos agir de forma coordenada”, continua o manifesto.

“Por isso, somos um Pacto Contra a Fome. Atuamos por meio da articulação e da inteligência, construindo sinergias entre o governo, o setor privado e a sociedade civil para realizar uma mudança estrutural e permanente. Com fome não dá!”, reforçam os membros do movimento.

Segundo estudo divulgado no site do Pacto, “enquanto 33,1 milhões de pessoas passam fome no Brasil, o país desperdiça 8 vezes a quantidade para alimentar quem não tem o que comer”.

Mais notícias