Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

França e Consórcio Nordeste firmam parceria para fomentar o turismo sustentável na Rota das Emoções

Vila de Jeri. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Um convênio entre o Consórcio Nordeste e o governo da França visam estimular o turismo sustentável através da Rota das Emoções, que abarcam 14 municípios que ficam na fronteira entre os estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

É nesta rota onde estão a paradisíaca praia de Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses, verdadeiros cartões postais.

O projeto nasceu a partir da articulação das câmaras temáticas de Agricultura Familiar, Turismo e Meio Ambiente do Consórcio Nordeste e pretende capacitar os moradores dos municípios, dedicados em sua maioria à agricultura familiar, à pesca e ao artesanato. Embora exista há muitos anos, a Rota tem forrado apenas os bolsos do setor privado, sem nenhuma contrapartida para a população local.

Agora, os governos do Ceará, Piauí e Maranhão pretendem institucionalizar o projeto e inserir nele a população. As conversas com a França começaram em 2019 e a previsão é que o projeto comece a ser implantado no primeiro semestre do ano que vem. A estimativa de investimento é da ordem de 6 milhões de euros, metade desembolsada pela França e metade pelos três estados.

“Além das belezas naturais, esse tipo de turismo atrai pessoas que querem conhecer quem ali habita e a força que tem as raízes. Isso é muito significativo”, reforça Izolda Cela, governadora do Ceará. “Compartilhamos valores comuns, preservação do meio ambiente, a luta contra o aquecimento global e preservação da biodiversidade. Queremos favorecer a concepção e implementação de políticas públicas que permitem a inclusão das comunidades locais na economia e, em particular, as pessoas da agricultura familiar no turismo que se desenvolve na Rota das Emoções. Esperamos contribuir para um futuro melhor para o Brasil e para o planeta”, completa Pierre-Adrien Romon, da embaixada da França no Brasil.

Com informações do Carta Capital

Mais notícias