Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fortaleza recebe programa de relacionamento com a comunidade da PPP de esgotamento sanitário

Foto: Divulgação

A cidade de Fortaleza vai receber um programa de relacionamento entre a empresa e a comunidade, chamado Afluentes, que visa contato com as lideranças comunitárias.

A ação já foi lançada em 22 municípios atendidos pela Parceria Público-Privada (PPP) de esgotamento sanitário e, agora, terá as atividades iniciadas nos 39 territórios que compõem Fortaleza.

Os primeiros a receberem as atividades do Afluentes, já nesta segunda-feira, 25, contemplam os bairros Pirambu, Cristo Redentor, Vila Velha e Jardim Guanabara. Os encontros serão na Escola Municipal Virgílio Távora, às 16h; e na Escola Municipal Deputado Roberto Mesquita, às 18h.

Na terça-feira, 26, será a vez dos bairros Jacarecanga, Carlito Pamplona, Jardim Iracema, Floresta e Álvaro Weyne reunirem os líderes de comunidade para o lançamento do programa. A diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, explica que o Afluentes estará em todos os bairros de Fortaleza.

“Pela grandiosidade da cidade, vamos atuar nas comunidades por meio dos territórios. Ao todo, serão 39 encontros, nos quais reuniremos moradores e lideranças de cada bairro e, por meio dessas conversas, conheceremos as necessidades de cada localidade e também conseguiremos atender as demandas mais urgentes. Essas pessoas também serão informadas sobre os cronogramas de obras que estão previstas para garantir o acesso à rede de esgoto”, afirma a diretora da Ambiental Ceará.

O Afluentes é executado em todas as concessionárias da Aegea – empresa controladora da Ambiental Ceará e líder em saneamento privado no Brasil – e, por meio do contato com lideranças de comunidades, aproxima as equipes dos moradores, permitindo que conheçam mais a fundo as necessidades de cada local e recebam sugestões acerca dos serviços prestados. Dessa forma, o Afluentes é, também, uma ferramenta que integra o dia a dia da operação.

“Esta é, também, uma forma de conscientizarmos a população sobre a importância do esgotamento sanitário. Cada participante do programa Afluentes é um influenciador na sua comunidade, levando informações sobre nossa atuação e, principalmente, sobre os benefícios que serão proporcionados com a universalização do esgotamento sanitário”, reforça Águeda Muniz.

Ao longo da operação da empresa, o Afluentes vai promover, também, reuniões periódicas com a comunidade, onde são apresentados balanços dos investimentos e ações desenvolvidas. Além disso, esses encontros são oportunidades de esclarecer dúvidas e ouvir as solicitações da comunidade.

 

Universalizar o esgotamento

O programa Afluentes será executado nas 24 cidades contempladas pela Parceria Público-Privada firmada entre Ambiental Ceará e Cagece, visando garantir que, até 2033, estes municípios tenham 90% de cobertura de esgoto.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, o programa já foi lançado em Aquiraz, Eusébio, Guaiúba, Cascavel, Pacajus, Maranguape, Horizonte, Paracuru, Trairi, Itaitinga, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Pacatuba e Maracanaú. No mês de julho e início de agosto, o Afluentes foi lançado nos seis municípios da Região Metropolitana do Cariri que fazem parte da PPP. Agora, o Afluentes seguirá o cronograma em Fortaleza e Chorozinho.

 

Mais notícias