Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fortaleza recebe o Telecom Summit 2023

Foto: Freepik

A capital do Estado do Ceará é considerada a capital brasileira mais próxima da Europa. Até Lisboa, em Portugal, por exemplo, são apenas 5.608 km de distância. Mais que isso: Fortaleza tem também posição geográfica estratégica em relação aos Estados Unidos e ao continente africano. Toda essa equidistância fez com que a principal cidade do Ceará fosse escolhida para receber robustos investimentos de infraestrutura para a instalação de inúmeros cabos submarinos de fibra óptica.

Assim, Fortaleza é tida atualmente como o ponto mais conectado do mundo por ser a cidade que mais concentra esse tipo de cabo no planeta. São, ao todo, 17 cabos interligando Fortaleza e o Brasil à países da África, Europa e Américas. Ou seja, a capital cearense é hoje o principal local de transferência (entrada e saída) de dados de alto tráfego de informação. Nenhum outro ponto do planeta concentra tantos cabos submarinos.

E são essas instalações que também fomentam o desenvolvimento do setor de telecomunicação no Ceará, que conta hoje com mais de mil provedores e um ecossistema capaz de atrair empresas de hardware e software para o Estado e assim gerem emprego e renda e contribuam ativamente para o desenvolvimento da economia local.

Ou seja, a formação desse verdadeiro HUB de telecom é motivo de celebração para os profissionais da área e para os representantes do setor. E não à toa, a capital cearense será sede do Telecom Summit 2023, evento promovido pelo Sindicato das Indústrias e Empresas de Telecomunicação do Ceará nos dias 02 e 03 de agosto na sede da Federação das Indústrias do Ceará, em Fortaleza.

Associada à FIEC, a entidade classista tem, com a realização do evento, o objetivo de compartilhar com o mercado as mais recentes práticas de telecom e assim fortalecer os mais variados segmentos da indústria. Por isso, o Telecom Summit deve reunir executivos de inúmeros segmentos da economia, além de prestadores de serviço, estudantes e representantes do poder público em suas mais variadas esferas.

Nos dois dias do evento, os participantes terão intensos debates voltados a temas como Internet 5G, cibersegurança, Indústria 4.0, data centers, inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, Internet das coisas (IoT), cidades inteligentes, telemetria, robótica e muitos outros assuntos.

Além disso, o Telecom Summit vai discutir a democratização do acesso de banda larga e incentivar a capacitação dos profissionais da área. Por isso, já no primeiro dia do evento – antes mesmo da abertura oficial do Telecom Summit, será ministrado o curso “5G, o que é?”.

A capacitação, realizada em parceria com o IEL Ceará, fará um retrospecto da história das telecomunicações e permitirá aos participantes uma visão técnica do 5G. “Esse é um evento pensado com a participação da cadeia produtiva do setor de telecomunicação. Reuniremos governos, universidades e empresas, além de representantes do setor financeiro. O evento apresentará tecnologias, inovação, serviços, acessos, capacitação e linhas de crédito para diversos segmentos industriais e de outros setores da economia. Nosso objetivo é incentivar o investimento em inovação tecnológica, pois é assim que as empresas terão mais sucesso na busca da excelência e competitividade” destaca Urbano Costa Lima – presidente do Sindicato das Indústrias e Empresas de Telecomunicação do Ceará.

Mais notícias