Fortaleza é uma das 10 cidades pré-selecionadas para o Desafio Cidades Sustentáveis da Toyota Mobility Foundation

Foto: Divulgação

Fortaleza foi anunciada nesta quarta-feira (08/11) como uma das 10 cidades pré-selecionadas para o Desafio Cidades Sustentáveis, financiado pela Toyota Mobility Foundation e concebido em parceria com a Challenge Works e o World Resources Institute. O desafio global de mobilidade urbana foi lançado em junho deste ano e apoia a inovação com o objetivo de transformar a vida de milhões de pessoas no mundo nas seguintes áreas: expansão do acesso a modos de transporte seguros, acessíveis e inclusivos; utilização de dados para criar sistemas de mobilidade conectados e resilientes; e redução do impacto ambiental por meio de soluções renováveis e de baixo carbono.

“Fomos escolhidos entre 150 municípios de 46 países inscritos. É um verdadeiro reconhecimento da nossa bem-sucedida política, que vem reduzindo a cada ano o número de óbitos por acidentes de trânsito. Nossas parcerias com órgãos internacionais e nossa moderna legislação em inovação e mobilidade também são destaque”, destacou o prefeito José Sarto.

Mais de 200 propostas de 150 cidades do mundo foram avaliadas considerando os seguintes critérios: impacto, adequabilidade da questão, abordagens de inovação aberta, capacidade dentro da cidade e foco da inscrição. Além de Fortaleza, as cidades pré-selecionadas foram: Bengaluru (Índia), Detroit (Estados Unidos), Medellín (Colômbia), Cidade do México (México), New Orleans (Estados Unidos), Seberang Perai (Malásia), Varanasi (Índia), Veneza (Itália), York (Reino Unido). A proposta apresentada por Fortaleza foi concebida pelo Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) em parceria com a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e busca soluções sustentáveis para ampliar o acesso ao sistema de transporte público para comunidades de baixa renda.

 

Mais notícias