Fortaleza avança para 3ª fase da vacinação bivalente contra a Covid-19

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza avança para a 3ª fase da vacinação bivalente contra a Covid-19 e contempla gestantes e puérperas residentes de Fortaleza. No balanço da campanha até esta quinta-feira, 16, foram 55.321 doses aplicadas nas duas primeiras etapas, desde 27 de fevereiro.

A vacinação ocorre nos postos de saúde da Capital, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, enquanto durar o estoque de imunobiológico. Nos finais de semana, dois postos de saúde acolhem o público, conforme divulgação realizada no Portal da Prefeitura.

Os públicos das duas primeiras fases (população imunossuprimida e idosos a partir de 60 anos de idade) que ainda não receberam a bivalente devem buscar os postos de saúde para garantir sua vacinação.

Já as pessoas restritas ao leito, que sejam do perfil das três primeiras fases, estão recebendo a vacinação em casa. Os fortalezenses acima de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e os trabalhadores destes locais também estão recebendo diretamente nos estabelecimentos.

“A Prefeitura segue avançando para aplicar a bivalente de forma ágil na população contemplada, conforme os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, destaca a gerente da Atenção Primária à Saúde, Luciana Passos.

Vacina bivalente

A vacina bivalente, além de proteger contra o vírus original da covid-19, também garante a proteção contra a variante Ômicron. O imunobiológico é produzido pela marca Pfizer. Além da bivalente, as vacinas monovalentes, aplicadas até o momento, seguem sendo ofertadas nas unidades de saúde para o público geral.

Fortaleza recebeu do Ministério da Saúde (MS) 179.184 doses da bivalente (até 16/03), que estão sendo aplicadas nos grupos prioritários.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza

Mais notícias