Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Focus Colloquium: RC, o PDT e a política do Ceará

 

Roberto Cláudio e o jornalista Fábio Campos. Foto: Divulgação
Roberto Cláudio e o jornalista Fábio Campos. Foto: Divulgação

Roberto Cláudio nasceu em Fortaleza, no bairro Papicu, em 15 de agosto de 1975. Tem 48 anos e é fruto de uma família de classe média de educadores.

Teve uma carreira politica que em seu início foi meteórica. Logo no segundo mandato de deputado estadual se tornou presidente da Assembleia.

Ainda no comando do Poder Legislativo, em 2012, foi candidato a prefeito de Fortaleza conseguindo a vitória no segundo turno daquela disputa.

Assumiu o comando administrativo da quarta maior cidade do País em 2013, permanecendo no posto por dois mandatos, até 2020, quando trabalhou para eleger seu sucessor, o atual prefeito José Sarto.

Em 2022, Roberto Cláudio disputou a eleição para o Governo. Foi nesse momento que ocorreram as primeiras grandes turbulências em sua trajetória política em função de terremotos no interior de seu próprio grupo político.

O ex-prefeito sofreu uma dura derrota na disputa, ficou em terceiro lugar e viu seus ex-aliados Cid Gomes e Camilo Santana vencedores com a vitória ainda no primeiro turno do atual governador Elmano de Freitas. Enquanto isso, seu partido, o PDT, passava a ser consumido em mais e mais disputas internas que duram até hoje.

O fato é que Roberto Cláudio se mantém firme na política e assume papel central de oposição ao grupo que hoje comanda o Governo do Ceará.

Uma nova disputa pelas Prefeituras do Ceará, incluindo Fortaleza, se avizinha e a dinâmica da política está em ebulição. É por isso que conversamos hoje com Roberto Cláudio e a nossa conversa vai passear um pouco pelo passado, mas a intenção é desvencilhar o futuro.

Assista ao vivo o Focus Colloquium:

 

Mais notícias