Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fiocruz garante que vacina de Oxford é segura para idosos

Fiocruz garante eficácia e segurança da vacina de Oxford/AstraZeneca em idosos. Foto: Itamar Crispim/Fiocruz.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Indagada pelo Ministério Público Federal (MPF) sobre a eficácia e a segurança da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se pronunciou nessa quinta-feira, 28, e garantiu que há evidências que confirmam a segurança e a produção de anticorpos do imunizante em pessoas da terceira idade.

De acordo com o estudo divulgado pelos fabricantes na revista The Lancet (novembro/2020), não há limite de idade para uso do imunizante, que é indicado para pessoas com 18 anos ou mais. No estudo, 8% dos voluntários eram idosos com mais de 65 anos. A Fiocruz diz que, nos estudos da fase dois, 100% do grupo com mais de 65 anos adquiriu anticorpos específicos após a segunda dose.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já recomendou o uso emergencial do imunizante para quem tem mais de 18 anos, e não estabeleceu limite de idade. Mas exigiu que fossem fornecidos novos dados, por entender que o número de idosos emergencial da vacina para quem tem mais de 18 anos, sem limite de idade.

Mais notícias