Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fábrica de tratores de R$ 285 milhões em Baturité vai produzir veículos do Leste Europeu

Assinatura do protocolo de intenções com a Maquigeral. Foto: Divulgação/Governo do Estado

O Ceará vai ganhar uma fábrica de tratores. O empreendimento ficará localizado em Baturité.

O Governo do Estado e a Maquigeral Energia Indústria Comércio Maquinas LTDA (Maquigeral) assinaram nesta segunda-feira, 17, um protocolo de intenções para instalação da unidade.

A multinacional se comprometeu a criar pelo menos 400 empregos diretos, sendo 100 na fase inicial, em até 12 meses, e mais 300 na expansão, em até 36 meses, após a implantação. Ao todo, serão investidos R$ 285 milhões.

A mão de obra deve ser recrutada através do Sistema Público de Emprego (Sine)/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT).

Produção

O que chama atenção é a produção dos veículos. Os modelos que devem ser montados na planta de Baturité são velhos conhecidos do Leste Europeu.

A começar pelas unidades da Belarus Minsk Tractor Works (MTW) que a Maquigeral comercializa, utilizando o nome Maq Tractor (e implementação de motor Scania) em vez de Belarus. E mais: há também colheitadeiras russas Rostselmash e o tanque superpesado russas Kirovets.

O palpite é que os veículos sejam realmente montados com peças que chegam do exterior.

Modelo Kirovets. Foto: Divulgação

Fábrica de tratores é sonho antigo

Pois é. A instalação da unidade produtiva no Ceará é um sonho antigo. Em 2016, o ex-secretário de Assuntos Internacionais, Antônio Balhmann, isitou a fábrica de tratores Belarus MTW.

No país do Leste Europeu é produzido veículos leves, pesados e também exporta para a América Latina. À época, não comercializava com o Brasil.

Na Venezuela, a MTW tinha uma planta industrial que se encontrava em fase de encerramento das atividades. O foco do Estado era justamente atrair a unidade para a ZPE.

 

Mais notícias