Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Exclusivo: Pesquisa AtlasIntel/Focus mostra que Izolda é aprovada por 41% dos cearenses

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A pesquisa AtlasIntel, publicada com exclusividade pelo Focus, mostrou que a a governadora Izolda Cela (sem partido) é aprovada por 41% dos eleitores cearenses.

O percentual de eleitores que desaprovam a governadora chegou a 19,9%.

No levantamento, chama a atenção um detalhe: 38,5% dos eleitores que responderam “não sabe” quando perguntados sobre o desempenho de Izolda Cela, que assumiu o Governo há quase seis meses.

Comentário Focus
O percentual de “não sei” é muitíssimo alto. Praticamente igual à aprovação. A explicação mais provável é que persevere um baixo índice de conhecimento de Izolda Cela. Há espaço para crescer. Em campanhas eleitorais, é comum crescer a avaliação positiva do gestor. Porém, a atual eleição do Ceará não tem caráter plebiscitário no que toca à gestora e à gestão estadual. Tanto que pouco se fala de Izolda e seu governo na campanha.

Veja o detalhamento abaixo por gênero, nível educacional, idade, região e renda familiar:

O “passeio” de Izolda

De acordo com o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, se Izolda fosse escolhida como candidata ao Governo do Estado pelo PDT, a situação seria totalmente outra.

Caso a gestora entrasse na disputa, segundo o cientista político, esta unificaria o campo da esquerda e ainda teria chances reais de vencer no primeiro turno.

“Estou apenas dizendo que a Izolda estaria hoje numa posição muito mais confortável (em comparação a Elmano). Ela unificaria esse campo da esquerda. Unificaria a força do PT com a força do PDT e certamente estaria à frente do Capitão já no primeiro turno e, possivelmente, poderia até vencer no primeiro turno. Não acho que foi uma boa escola do Roberto Cláudio a quebra do campo progressista para o objetivo de enfrentar o Capitão Wagner”, destacou em entrevista ao Focus Colloquium Especial Eleições.

Metodologia

A AtlasIntel entrevistou 1.600 eleitores com base em um método único no mercado de pesquisas. O período de realização das entrevista se deu entre os dias 17 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais. O nível de confiança é de 95%. 

A pesquisa foi registrada no TSE com o número CE-04989/2022, em 17 de setembro. 

Leia Mais
+Os insights de Andrei Roman, CEO da Atlas Intelligente, sobre a disputa no Ceará
+Pesquisa AtlasIntel/Arko/Focus mostra Capitão com 38,7%, Elmano com 33,5% e RC descolado dos líderes com 17,6%
+Exclusiva: AtlasIntel/Focus para senador mostra Camilo com 64,1% e Kamila com 11,9%
+AtlasIntel/Focus no Ceará: Lula 54,6%, Bolsonaro 26,7% e Ciro 14%

Mais notícias