
Equipe Focus
focus@focus.jor.br
A equipe de transição do presidente eleito Lula (PT) contaria com a indicação do nome do ex-deputado Nelson Martins para a presidência do Banco do Nordeste.
Segundo nota divulgada pelo jornalista Egídio Serpa (DN), o convite teria tido o aval do ex-governador do Ceará e senador eleito, Camilo Santana, e também do governador eleito, Elmano de Freitas, ambos do PT.
Segundo a informação, ainda não houve confirmação se Nelson atende às exigências da Lei das Estatais para assumir tal cargo. Consta que o cargo de presidente da instituição federal mais importante com sede no Ceará caberia aos dois petistas.
Focus apurou que o caso é mais complexo por, supostamente, o nome de Nelson contrariar a Lei das Estatais. A filiação a um partido político, por exemplo, já seria suficiente para complicar a indicação. Nelson foi vereador e deputado pelo PT. O ex-sindicalista se mantém como um nome do partido.
Caso seja confirmada a indicação, Nelson terá que passar pelo crivo de uma complianece que, em outros casos nacionais, já se provou desgastante.