Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Empresa de internet dos Emirados Árabes mira expansão no Interior do Ceará

Executivo Eduardo Guedes, porta-voz da Yahsat no Brasil

Átila Varela
atila@focus.jor.br
Exclusiva: Enquanto as grandes companhias brigam pelo já disputado terreno da internet em Fortaleza e Região Metropolitana, a Yahsat, empresa dos Emirados Árabes, faz o caminho inverso. Buscando ampliar a participação no Estado, especialmente no Interior, seja por meio de novos clientes ou através de parcerias comerciais, a empresa entrega serviço de internet via satélite.
“Nossa estratégia é oferecer serviço de qualidade às cidades do Interior e também na área rural. Entendemos que a demanda é muito grande. As capitais e regiões metropolitanas do Brasil já são bem servidas de concorrência”, disse ao Focus o porta-voz da companhia no Brasil, Eduardo Guedes.  Ao todo, são 40 cidades atendidas no Ceará, mas a operadora quer aumentar para 106 até o fim de 2019.
Por questões de custo, os grandes players do mercado torcem o nariz para as pequenas localidades. “Uma rede terrestre de cabos é muito onerosa. Quando chega, o serviço é de baixa qualidade. Internet a rádio é uma tecnologia inferior. No Ceará, 30% das residências têm menos de 2 MB para o uso. Também percebemos que a insatisfação dos clientes é grande”, aponta.
Sobre o valor a ser investido no Ceará, o executivo destacou apenas que o montante global para o País é e US$ 200 milhões.
Radio x satélite
Qual a vantagem da tecnologia via satélite? De acordo com Eduardo, o uso da banda Ka não sofre interferências de clima ou distância. “Pelo satélite, são enviado feixes que ‘iluminam’ uma região. É igual a uma lanterna. Nesse sentido, a oferta de internet é integral e não nominal pelo fato de a banda Ka aumentar o tripud de upload e de download. Não sofre oscilação de vento ou de chuva”, explica
Satélite da Yahsat

 
Cidades atendidas no Ceará
Acaraú, Aracati, Aratuba, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Capistrano, Cruz, Granja, Guaramiranga, Independência, Itaiçaba, Itapagé, Itapipoca, Itarema, Itatira, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Limoeiro do Norte, Madalena, Monsenhor Tabosa, Mulungu, Palhano, Paracuru, Paraipaba, Pedra Branca, Pentecoste, Russas, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, São Luis do Curu, Senador Pompeu, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tauá, Trairi, Tururu, Umirim, Uruburetama.
Quem é a Yahsat
A Yahsat é com sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos (UAE). A operadora é um dos negócios do grupo de investimento Mubadala Investment Company, com atuação em diferentes setores, e é a primeira companhia do Oriente Médio e África a oferecer serviços de internet via satélite em banda Ka. Atualmente possui cinco satélites.Presente em mais de 140 países distribuídos pelo Oriente Médio, África e Europa, além das regiões Central e Sudoeste da Ásia, a operadora planeja concentrar a oferta de seus planos principalmente em locais onde atualmente não há serviços de Internet a cabo ou fibra. Todos os clientes serão atendidos pelo satélite Al Yah 3, lançado em janeiro de 2018, e responsável por emitir o sinal da banda Ka.

Vídeo promocional da Yahsat no Youtube: 
https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=A9xTxVdL5QY

Mais notícias