Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Elmano sanciona lei que institucionaliza polícia comunitária no Estado

Foto: Governo do Estado/Divulgação

O governador Elmano de Freitas (PT) sancionou a lei que institucionaliza o Programa Segurança Cidadã e o Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac).

Aprovada no último dia 15, a lei os estabelece como política e instrumento de segurança pública voltados à prevenção da violência com a promoção de uma cultura de paz, com atenção especializada a grupos em situação de vulnerabilidade como mulheres, crianças e pessoas LGBTQIAP+.

“A segurança pública não pode ser vista apenas de forma repressiva. O policiamento realizado pelo Copac tem o objetivo de aproximar as forças de segurança das comunidades onde estão instalados os territórios, promovendo prevenção focada e atuante no combate à violência e proteção de segmentos minoritários. Os agentes passam por uma extensa capacitação e atuam de forma integrada com as demais forças de segurança”, comentou o governador. 

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, defende que a sanção da lei fortalece a atuação da Polícia Militar como instrumento do Estado cada vez mais próximo das demandas das comunidades.

“A sanção da lei respalda o trabalho já realizado pelo Copac e possibilita a expansão dos serviços do Comando, que já estão em funcionamento desde o ano passado. Com o apoio do governador, esperamos levar o policiamento comunitário cada vez mais longe a quem precisa”, destaca o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Estado do Ceará, Klênio Savyo Nascimento.

Para o comandante do Copac, major Messias Mendes, “o comando passa por um processo de aperfeiçoamento que leva muito mais qualidade à Segurança Pública do Estado, aliando repressão e prevenção em um serviço atento às demandas de grupos historicamente vulneráveis”.

Com informações do Governo do Estado

Mais notícias