Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Edital de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara é revogado por definitivo

Foto: Divulgação

Por Átila Varela

O edital de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara foi revogado por definitivo. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (DOE) da úlima terça-feira, 5. O documento que viabilizava o certame já estava suspenso desde março de 2023.

O governador Elmano de Freitas comemorou em suas redes sociais.

“Foi publicada no Diário Oficial da União a revogação do edital que previa a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada, lançado pela gestão anterior do Governo Federal. Agradeço ao presidente Lula e à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, por terem atendido à solicitação do Governo do Ceará nesse sentido”, disse o gestor.

“Seguiremos dialogando com os prefeitos da região e a sociedade para que a gente encontre a melhor forma de gestão do parque, sempre valorizando o turismo e garantindo fonte de renda para a população local. Jeri é patrimônio cearense”, completou o petista.

Pedido à Marina Silva

Elmano já havia pedido a suspensão à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em janeiro.

“Da área total do parque, 6.150,29 hectares pertencem ao Governo do Ceará. O Estado realizou investimentos e ações nos últimos anos, buscando promover a preservação da área, o estímulo sustentável e o desenvolvimento socioeconômico da região, que é um dos principais cartões postais do País”, justificou à época.

O governador justificava a a “falta de diálogo” com a gestão anterior, bem como a ausência de debate para elaboração do edital de concessão do parque.

Investimento de R$ 1,2 bilhão

O edital havia sido lançado no ano passado, em meados de abril, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Eram estimados investimentos de R$ 1,2 bilhão em investimento do futuro concessionário. O

O ente privado ficaria responsável pela administração do equipamento por 30 anos, respondendo pela limpeza, conservação da infraestrutura, manutenção das vias do parque e segurança.  A previsão era que 300 novas vagas de emprego fosse disponibilizadas.

Dentre as iniciativas que seriam implementadas pelo concessionário estavam uma portaria na Lagoa do Preá, além de um centro de visitantes e uma área de embarque e desembarque.

Em termos de visitantes, o equipamento recebeu, somente em 2021, 1,69 milhão de pessoas. Considerando de 2000 até 2021, o montante gira em 8 milhões de turistas.

Mais notícias