Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Economia circular: resíduos produzidos durante o São João de Maracanaú terão destinação correta

Foto: Divulgação

Com expectativa de dois milhões de pessoas, o São João de Maracanaú chegou a 2023 proporcionando 40 dias de festa. A manifestação cultural que movimenta a economia da cidade também ganhou um reforço importante: o da sustentabilidade. Para dar apoio à gestão de resíduos sólidos do evento, a Solar Coca-Cola, segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola do país, fará a compra de PET e de vidro gerados no local durante os dias de festa. A ação é assinada pelo Recicla Solar, projeto de fomento à reciclagem da fabricante.

Os resíduos estão sendo coletados por uma empresa contratada pela organização do evento, e posteriormente o Recicla Solar está fazendo a compra destes materiais, destinando-os à EcoMax, agregadora parceira do projeto que conta com cerca de 40 colaboradores e mais quatro cooperativas de reciclagem. O impacto socioeconômico é refletido na cadeia da economia circular e ainda promove a conscientização ambiental.

“Dentro dos pilares de ESG, com foco no ‘ambiental’, a Solar Coca-Cola quer ser referência em gestão de resíduos e para isso, além de patrocinar grandes eventos, também entramos com apoio à sustentabilidade destas festas. Em 2023, já foram mais de 12 toneladas recolhidas, fomentando tanto os festejos regionais quanto a economia circular, dando suporte à coleta em grande escala. Como Maracanaú desponta como a maior celebração do São João no Ceará, nosso estado-sede, não poderíamos perder a oportunidade de estimular a renda para os agentes da reciclagem, além de sensibilizar o público acerca da importância do descarte correto de embalagens. Para a Solar, contribuir com a logística reversa é um grande propósito, mas principalmente, poder transformar a realidade das comunidades em que estamos inseridos é um dos princípios que nos move enquanto companhia”, destaca Arthur Ferraz, gerente de relações externas da Solar Coca-Cola.

Para o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, é estratégico que o São João seja realizado com sustentabilidade e preservação ambiental. “Nosso objetivo é que o São João de Maracanaú seja o Maior do Planeta Terra, em todos os aspectos, inclusive na questão ambiental. Por isso, por meio do  Recicla Solar vamos viabilizar a destinação correta e a reciclagem dos resíduos do evento, garantindo empregos e fomentando a economia circular. Quero agradecer a presença da Solar Coca-Cola como patrocinadora do São João e parabenizar pelo louvável projeto Recicla Solar”, disse o prefeito.

Com essa ação, o São João de Maracanaú entrou para o time de eventos de grande porte com sustentabilidade apoiada pelo Recicla Solar. Além deste festejo junino, a engarrafadora comprou também os resíduos do São João de Caruaru (PE). O objetivo da Companhia é participar ativamente da responsabilização de coletar e reciclar embalagens de seus produtos após o consumo.

Sobre a Solar Coca-Cola

Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a Solar possui mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.

Mais notícias