Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Decon autua Hospital Unimed Sul por falta de salas de triagem

Foto: Divulgação

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) atuou no último sábado, 11, o Hospital Unimed Sul, em Fortaleza, por falta de salas de acolhimento/triagem suficientes para a adequada classificação de riscos dos pacientes atendidos.

Segundo o órgão, de três salas existentes no hospital, apenas uma estava em funcionamento, provocando super lotação. A unidade hospitalar, que atende o público infantil, tem até 20 dias para apresentar defesa junto ao Decon.

Conforme o Conselho Federal de Medicina, a classificação de risco dos pacientes deve ser feita de forma imediata, a partir do momento que estes adentrarem na unidade hospitalar.

Os pacientes, já tendo sido classificados, também devem ser atendidos por médico emergencista em até 120 minutos – sendo este o tempo máximo para os pacientes que estiverem em situação de menor urgência.

De acordo com o Decon, no dia da fiscalização havia um número elevado de pacientes ainda na espera pela triagem inicial, comprovando o tempo máximo de 120 minutos para atendimento.

Além disso, o órgão constatou que apenas seis dos 12 consultórios estavam funcionando.7

Em contato com o Focus.jor, a Unimed Fortaleza enviou uma nota sobre assunto; confira:

Com o período de chuvas em Fortaleza, aumentam também os casos de doenças sazonais (como síndromes respiratórias) em crianças e adultos, gerando maior procura por atendimento nas emergências presenciais públicas e privadas.

Com uma média de atendimento na emergência pediátrica do Hospital Unimed Sul de 194 crianças, em janeiro, e 319 em fevereiro deste ano, verificou-se aumento significativo na busca por atendimento na emergência pediátrica, sendo o pico no dia 13/03/2023, com 487 crianças atendidas, recorde na Unimed Fortaleza, desde 2017.

Acerca da vistoria realizada na emergência pediátrica do Hospital Unimed Sul pelo órgão de Defesa do Consumidor, no último dia 11/03/2023, a Unimed Fortaleza informa que desde o início do ano vem adotando medidas de acordo com aumento da demanda.
Desde o início de março de 2023, está ocorrendo a contratação de 36 novos profissionais da saúde para a emergência do Hospital Unimed Sul, além da ampliação do espaço físico de atendimento.

No pronto atendimento de Maracanaú e Bezerra de Menezes, foram contratados 9 profissionais da saúde ao todo. No pronto atendimento da Bezerra de Menezes, houve também ampliação do horário de atendimento, sendo de segunda a sexta-feira até 21h, e aos sábados até 18h.

A Unimed Fortaleza conta com uma ampla rede de atendimento e recomenda que os clientes procurem o pronto atendimento virtual, disponível no app Cliente Unimed Fortaleza, em casos de dor de cabeça, tosse leve, coriza e espirros, diarreia, febre de até 3 dias e outros sintomas leves, para crianças e adultos. Caso precise de atendimento presencial, o cliente Unimed Fortaleza conta com a seguinte rede:

Hospitais Pediátricos: Hospital Unimed Sul, Hospital da Criança e Hospital Infantil (SOPAI).
Pronto Atendimento Pediátrico: Clínica Unimed Bezerra de Menezes e Clínica Unimed em Maracanaú.
Emergência para síndromes respiratórias: Clínica Centro de Otorrino; Clínica Otos; Clínica Otorhinos e Hospital IOF.
Atendimento pediátrico por agendamento rápido pelo app Cliente Unimed Fortaleza: Shopping RioMar Fortaleza; Shopping RioMar Kennedy; Grand Shopping Messejana; Parangaba; Maracanaú; Espaço Saúde Unimed; Hospital Unimed; Bstower.

A Unimed Fortaleza seguirá seu propósito de cuidar com excelência da saúde das pessoas.”

Mais notícias