Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Declaração de IR pode ficar retida por problemas de inconsistência; veja como ajustar

IMPOSTO DE RENDA 201,Declaração IRPF 2019. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

A declaração do Imposto de Renda (IR) pode ficar retida por alguma inconsistência nas informações ou por alguma omissão de dados. De acordo com contador Davi Vasconcelos, CEO da Norral Contabilidade, mudar ou omitir rendimentos e patrimônio intencionalmente, colocar dependentes inexistentes, informar despesas médicas ou outros tipos de deduções falsas, podem levar a Receita Federal a enquadrar o contribuinte na lei 8137/90.

O especialista explica que quem toma iniciativa de fazer a correção do erro paga menos multa. “Se a correção da falha implicar em aumento do imposto devido, o contribuinte terá que pagar a diferença, nesse caso, há cobrança de juros moratórios e multa, o cálculo é idêntico ao de atraso do pagamento do tributo”, alerta Davi.

Os juros cobrados são equivalentes a taxa Selic, calculados desde 31 de maio até a data do pagamento e a multa é de 0,33% ao dia, limitada a 20% do imposto devido.

Caso o contribuinte fique na inércia e não tome nenhuma atitude, este poderá ser intimado pela Receita Federal a apresentar documentos e prestar esclarecimentos. Caso se prove que há diferença de imposto a pagar, mas que não houve erro intencional, o valor da multa pode subir para até 75% do imposto devido.

“Por outro lado, se o Fisco entender que houve fraude nas informações prestada, o contribuinte terá que arcar com uma penalidade de 150% sobre o imposto sonegado e será denunciado por crime contra a ordem tributária, cujo processo pode resultar em prisão de dois a cinco anos”, explica o Contador.

Mais notícias