
Por Átila Varela
atila@focus.jor.br
A Cubico Sustainable Investments (Cubico), uma das maiores empresas privadas de energia renovável do mundo, firmou acordo para compra do projeto de energia fotovoltaica Sobral, localizado entre os municípios de Sobral e Santana do Acaraú.
O projeto pertence à ZEG Energias Renováveis e será responsável por gerar mais de 2.000 GWh por ano, energia suficiente para abastecer aproximadamente um milhão de residências brasileiras, quando estiver em operação, no ano de 2025. O valor da aquisição gira em R$ 3 bilhões.
“Esta importante aquisição consolida nossa presença na América Latina e marca o início de nossa nova plataforma de energias renováveis no Brasil após recentes desinvestimentos estratégicos no país. É também o nosso primeiro investimento em ativos solares no Brasil e procuraremos ativamente aumentar o portfólio através da aquisição e desenvolvimento de outros projetos fotovoltaicos e eólicos em terra”, disse Francisco Moya, chefe da Cubico no Brasil e na América Latina.
“Também vemos isso como o início de uma parceria empolgante com a ZEG, onde combinamos a capacidade global de desenvolvimento interno da Cubico, experiência em construção e operação e histórico comprovado de financiamento com sua experiência no desenvolvimento de projetos renováveis e comercialização de energia no mercado local”, complementa o executivo.
Já Daniel Rossi, CEO da ZEG, declara que o projeto Sobral irá aumentar a disponibilidade de energia renovável a consumidores interessados em descarbonizar seus processos produtivos.
Segundo comunicado da empresa, a conclusão da transação permanece sujeita ao cumprimento das condições precedentes acordadas no escopo da aquisição, que são habituais para esse tipo de transação e incluem, mas não se limitam, à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Quem é a Cubico
Líder em investimentos globais em energia renovável, é proprietária e operadora de longo prazo de diversos ativos.
Fundada em 2015, possui como acionistas os fundos de investimento Ontario Teachers’ Pension Plan e PSP Investments.
Seus projetos estão localizados no Brasil, Colômbia, México, Uruguai, Estados Unidos, França, Grécia, Itália, Portugal, Espanha, Reino Unido e Austrália.
Inclui tecnologias eólica onshore, solar fotovoltaica, solar térmica e linhas de transmissão e distribuição.