Search
Search
Close this search box.

Cruz da Vida oferece atendimento médico gratuito na APAE durante o Setembro Verde

Cruz da Vida. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O projeto Cruz da Vida em parceria com a APAE de Fortaleza, (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais), realizou neste sábado, 24, um dia de atendimentos médicos gratuitos para os assistidos pela associação.

Contou com atendimentos de três clínicos gerais, um pediatra, um psiquiatra, um cardiologista e a realização de exames de ecocardiograma para todos os beneficiários da APAE, com deficiência intelectual e múltipla, de zero ano a idade adulta.

“Sabemos que 50% das pessoas com Down, por exemplo, é acometida por algum tipo de cardiopatia e que, através de um exame de ecocardiograma, o Cruz da Vida dá a importante chance de acompanhamento desses casos”, afirma o médico Lucas Ito, voluntário do Cruz da Vida.

A ação comemora o mês do Setembro Verde, campanha de conscientização sobre a inclusão social de pessoas com deficiência e busca facilitar o acesso a assistência médica de milhares de famílias que enfrentam dificuldades e resistência ao procurar por suporte especializado no serviço público.

Estão incluídas nesta realidade pessoas com deficiências intelectual, física, visual, transtorno do espectro autista, necessidades educacionais especiais, bebês de risco e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Cruz da Vida

O Cruz da Vida surgiu em Fortaleza há 5 anos com a iniciativa de algumas pessoas que, impactadas pelo cenário de seca no interior do Ceará, começaram projetos sociais para auxiliar o abastecimento de regiões em necessidade de água e alimentos.

Segundo a médica Priscilla Cristiano, com o crescimento do número de médicos associados, vendo que a assistência local à saúde era insuficiente, passaram a assistir também os enfermos.

“Hoje atuamos em três projetos principais: o atendimento continuado, o lar de idosos e as ações em campo. E foram mais de 2000 pessoas atendidas desde os primeiros projetos. A convite de médicos católicos, iniciamos a extensão de nossas ações para Vitória – Espírito Santo”, diz.

Mais notícias