Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Covid-19: Hospital Universitário da UFC receberá pacientes do Amazonas

Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Foto: Divulgação.a

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Buscando diminuir a sobrecarga do já colapsado sistema de saúde de Manaus, o Governo Federal começa, nesta sexta-feira, 15, a transferir pacientes para o Distrito Federal e outras sete capitais, entre elas, Fortaleza, que terá quatro pacientes internados no Hospital Universitário Walter Cantídio (Huwc), vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Ministério da Defesa informou que há voos programados ainda para esta sexta. Inicialmente, serão 235 pacientes levados em voos da Força Aérea Brasileira (FAB) para Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Goiás, Pernambuco e Distrito Federal, além do Ceará.

Manaus voltou a viver situação delicada nos últimos dias e relatos, como o de Jesem Orellana, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram o quão graves estão as condições na capital do Amazonas. “Acabou o oxigênio e os hospitais viraram câmaras de asfixia”, diz Orellana, que afirma que “os pacientes que conseguirem sobreviver, além de tudo, devem ficar com sequelas cerebrais”.

Mais notícias