Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Copom deve reduzir taxa Selic para 3,25% ao ano ainda hoje

Foto: Freepik.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Copom (Comitê de Política Monetária) deve reduzir a Selic, taxa básica de juros, para 3,25% ao ano. Atualmente, o percentual está em 3,75% ao ano. O valor equivale ao menor nível já atingido na história. A divulgação da decisão se dará nesta quarta-feira, 6.

Segundo analistas do mercado, a atividade econômica dá sinais de contração e o PIB deve ter uma queda forte no primeiro trimestre deste ano e também ao longo de 2020. Os principais fatores são os impactos da pandemia de COVID-19.

Vale ressaltar que as medidas de combate à disseminação da doença, como o isolamento social, restringem o fluxo de comércio, serviço e de pessoas no país e no exterior. O PIB dos EUA, por exemplo, retraiu 4,8% no primeiro trimestre deste ano. No mesmo período, a atividade econômica da França recuou 5,8%.

As projeções do mercado para a atividade econômica indicam queda de 3,76% no PIB do Brasil em 2020. O FMI e o Banco Mundial estimam retração igual ou superior a 5%. Quanto mais baixa a taxa Selic, maiores são os estímulos para a economia. Os juros básicos também são usados para controlar a inflação oficial, medida pelo IPCA.

Mais notícias