Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Comportamento do consumidor e impacto no negócio de varejo de supermercados. Por Justino Barros

A revista superhiper publicou o artigo APAS SHOW 2024 revela hábito de consumo nos supermercados e que informa que  Associação Paulista de Supermercados (APAS) divulgou na última terça-feira, 14 de maio, os resultados do estudo “Comportamento do Consumidor”. 

“O estudo foi realizado por meio de metodologia quantitativa e com uma amostra representativa de 1.047 pessoas em todo o Brasil. É um conteúdo que destaca mudanças significativas nas preferências e hábitos de compra dos consumidores. Com idades variando entre 18 e acima de 55 anos, a pesquisa abrangeu diversas faixas etárias e classes sociais”, explica Carlos Corrêa, diretor geral da APAS.

Um dos pontos altos da pesquisa destaca uma crescente preocupação do consumidor com hábitos alimentares saudáveis, com 57% dos entrevistados procurando manter uma boa alimentação em suas refeições, um crescimento de 4% em comparação com 2023. “Percebemos que os produtos saudáveis cresceram de forma acelerada em todas as cestas com os perecíveis em alta e bebidas com o maior crescimento”, destaca Felipe Queiroz, economista da APAS.

Uma análise das vendas de alimentos saudáveis mostrou um crescimento significativo em categorias como frutas (44%), legumes (18%), verduras (26%), água de coco (26%), entre outros. “À medida que o setor de supermercados se adapta às novas realidades do mercado, o estudo destaca a importância de compreender e antecipar as mudanças nas preferências e comportamentos do consumidor. Questões como a valorização da experiência na loja física, a diversificação das escolhas de produtos e o aumento do interesse em alimentos saudáveis apresentam desafios e oportunidades para os varejistas”, aponta Queiroz.

TENDÊNCIA
COMPRAS ONLINE

 

Conveniência e a facilidade de na comparação de preços são os principais motivadores nesse segmento, Do total de entrevistados, 66% relataram fazer compras online, e isso representa uma mudança de postura na hora das compras

COMPORTAMENTO
Comportamento de compra para o domicílio

Para o varejo estes números trazem grande impacto no que diz respeito a definição de formatos e estratégia de negócios.

  1. Loja focada em custos  – atacarejo.
  2. Loja de vizinhança focada em serviços de comodidade
  3. Especialização em linhas especificas de produtos – focada em higiene e limpeza, focada em mercearia pesada etc  

Gastos por classe social
A Pesquisa revela uma queda no consumo médio das famílias com compras em supermercado

Dados do setor 2023

Lista do Ranking Abras 2023

  • 01 – Grupo Carrefour (R$ 108 bilhões)
  • 02 – Assaí Atacadista (R$ 59,7 bilhões)
  • 03 – Grupo Mateus (R$ 24,6 bilhões)
  • 04 – GPA (R$ 18,5 bilhões)
  • 05 – Supermercados BH (R$ 14 bilhões)
  • 59 – Supermercado Cometa ltda(1,4 bilhão)
  • 61 – Distribuidora de Alimentos Fartura S.A. – São Luis (1,3 Milhões)
  • 72 – Âncora Distribuidora Ltda – Frangolândia. (1,1 Milhão)

Fontes:
Revista SuperHiper Maio de 2024 

https://superhiper.com.br/apas-show-2024-revela-habito-de-consumo-nos-supermercados/?utm_campaign=news_16052024&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

https://mercadoeconsumo.com.br/10/04/2024/supermercados/com-faturamento-de-r-2185-bi-carrefour-assai-atacadista-e-mateus-lideram-ranking-da-abras/#:~:text=Em%202023%2C%20o%20setor%20supermercadista,e%20minimercados%2C%20mercearias%2C%20armaz%C3%A9ns%20e 

Imagens: produzidas com auxílio de inteligência artificial através de Copilot da Microssoft

Justino Barros é graduado em economia (UFC), especialista em marketing e trade marketing, diretor da Vibe de Vendas e sócio da Prodados Pesquisa.

Mais notícias