A revista superhiper publicou o artigo APAS SHOW 2024 revela hábito de consumo nos supermercados e que informa que Associação Paulista de Supermercados (APAS) divulgou na última terça-feira, 14 de maio, os resultados do estudo “Comportamento do Consumidor”.
“O estudo foi realizado por meio de metodologia quantitativa e com uma amostra representativa de 1.047 pessoas em todo o Brasil. É um conteúdo que destaca mudanças significativas nas preferências e hábitos de compra dos consumidores. Com idades variando entre 18 e acima de 55 anos, a pesquisa abrangeu diversas faixas etárias e classes sociais”, explica Carlos Corrêa, diretor geral da APAS.
Um dos pontos altos da pesquisa destaca uma crescente preocupação do consumidor com hábitos alimentares saudáveis, com 57% dos entrevistados procurando manter uma boa alimentação em suas refeições, um crescimento de 4% em comparação com 2023. “Percebemos que os produtos saudáveis cresceram de forma acelerada em todas as cestas com os perecíveis em alta e bebidas com o maior crescimento”, destaca Felipe Queiroz, economista da APAS.
Uma análise das vendas de alimentos saudáveis mostrou um crescimento significativo em categorias como frutas (44%), legumes (18%), verduras (26%), água de coco (26%), entre outros. “À medida que o setor de supermercados se adapta às novas realidades do mercado, o estudo destaca a importância de compreender e antecipar as mudanças nas preferências e comportamentos do consumidor. Questões como a valorização da experiência na loja física, a diversificação das escolhas de produtos e o aumento do interesse em alimentos saudáveis apresentam desafios e oportunidades para os varejistas”, aponta Queiroz.
TENDÊNCIA
COMPRAS ONLINE
Conveniência e a facilidade de na comparação de preços são os principais motivadores nesse segmento, Do total de entrevistados, 66% relataram fazer compras online, e isso representa uma mudança de postura na hora das compras
COMPORTAMENTO
Comportamento de compra para o domicílio
Para o varejo estes números trazem grande impacto no que diz respeito a definição de formatos e estratégia de negócios.
- Loja focada em custos – atacarejo.
- Loja de vizinhança focada em serviços de comodidade
- Especialização em linhas especificas de produtos – focada em higiene e limpeza, focada em mercearia pesada etc
Gastos por classe social
A Pesquisa revela uma queda no consumo médio das famílias com compras em supermercado
Dados do setor 2023
Lista do Ranking Abras 2023
- 01 – Grupo Carrefour (R$ 108 bilhões)
- 02 – Assaí Atacadista (R$ 59,7 bilhões)
- 03 – Grupo Mateus (R$ 24,6 bilhões)
- 04 – GPA (R$ 18,5 bilhões)
- 05 – Supermercados BH (R$ 14 bilhões)
- 59 – Supermercado Cometa ltda(1,4 bilhão)
- 61 – Distribuidora de Alimentos Fartura S.A. – São Luis (1,3 Milhões)
- 72 – Âncora Distribuidora Ltda – Frangolândia. (1,1 Milhão)
Fontes:
Revista SuperHiper Maio de 2024
Imagens: produzidas com auxílio de inteligência artificial através de Copilot da Microssoft
![](https://focus.jor.br/wp-content/uploads/2024/05/1709837224382.jpg)