Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Com experiência operacional e inteligência, delegado Roberto Sá assume pasta da Segurança de Elmano

Foto: Divulgação

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou uma mudança no comando da Secretaria de Segurança Pública do Estado: O Delegado da Polícia Federal, Roberto Sá, assumirá o cargo, substituindo o delegado Samuel Elânio, a quem Elmano expressou gratidão pela dedicação e trabalho realizados.

Elânio estava à frente da pasta desde o início do governo. Anteriormente, ele havia sido secretário-executivo da SSPDS.

“Desejo muito sucesso ao novo secretário Roberto Sá na missão de enfrentar a criminalidade e proteger os mais de nove milhões de cearenses”, declarou Elmano em suas redes sociais.

A substituição se deve à vasta experiência de Roberto Sá nas áreas operacional e de inteligência. Elmano tomou essa decisão em resposta aos crescentes índices de criminalidade, o que abre o flanco para críticas constantes da oposição à gestão petista.

Em ano eleitoral, a decisão é estratégica para o Partido dos Trabalhadores, considerando que o pré-candidato Evandro Leitão enfrentará críticas da oposição durante a campanha, mesmo que a eleição seja municipal.

A expectativa do Governo é que respostas imediatas diminuam os índices de violência no curto e médio prazos.

Importante pontuar que, além de tudo, nas últimas semanas, Elânio fez uma declaração controversa, afirmando que o aumento de assassinatos era “razoável”, o que gerou uma repercussão negativa entre diversas lideranças, tanto aliadas quanto da oposição.

Os opositores de Evandro, no caso, logo se manifestaram. O atual prefeito Sarto (PDT), por exemplo, aproveitou para criticar a administração petista. No mesmo dia, Capitão Wagner (UB) enumerou os problemas que ocorreram no Estado no último ano e falou da falta de sensibilidade por falta dos petistas.

Quem é Roberto Sá?

Roberto já foi Secretário de Segurança dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além de Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional do RJ.

Sua trajetória na Polícia Militar do RJ inclui diversos cursos de especialização, sendo o primeiro colocado no Curso de Operações Especiais do BOPE, onde também serviu e foi instrutor, e no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ), Sá é especialista em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública, com módulo internacional em Harvard, nos Estados Unidos, e pós-graduado em Controle Externo pela Fundação Getúlio Vargas.

Ele possui certificação em diversos cursos da Guarda Costeira dos Estados Unidos e do Departamento de Estado Americano, além de um Curso de Planejamento Estratégico pela Academia Nacional de Polícia (PF), onde atuou como tutor da disciplina de Liderança e Gestão Estratégica.

Mais notícias