Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Com abstenção de 2/3, UFC define lista tríplice, mas Bolsonaro tem a palavra final


Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br
Com aproximadamente 35 mil eleitores em condição de votar na Universidade Federal do Ceará, somente 1/3 deles compareceu às urnas para marcar posição na definição da listra tríplice de Reitor que devera ser submetida à Presidência da República. Foram 11.997 eleitores, sendo 1.668 servidores docentes, 1.622 servidores técnico-administrativos e 8.707 estudantes. Do total de votos, foram registrados 49 em branco e 67 nulos.
A Comunidade universitária é formada por mais de 30 mil pessoas. Como cada categoria tem peso diferenciado na apuração do resultado (a proporção é de 70% para o voto de professores, 15% para o de servidores técnico-administrativos e 15% para o de estudantes), o resultado final deve ficar em torno dos seguintes percentuais (dados extraoficiais apurados pelo Focus):
Custódio Luís Silva de Almeida, atual vice-reitor – 54%
Antonio Gomes de Souza Filho, atual pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – 40%
José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, atual diretor da Faculdade de Direito – 6%
A próxima etapa do processo é a elaboração da lista tríplice pelo Conselho Universitário (Cnsuni), em reunião que ocorrerá no dia 20 de maio. A votação dos conselheiros é secreta e uninominal. A lista será encaminhada ao Ministério da Educação. A nomeação do reitor é prerrogativa do Presidente da República.
Sendo assim, qualquer um dos nomes da lista pode ser o próximo reitor da mais importante instituição de ensino superior do Ceará e uma das mais importantes do País.

Mais notícias