
Equipe Focus
focus@focus.jor.br
O Cinturão das Águas recebeu aporte de R$ 20,7 milhões do Governo Federal para a continuidade das obras. A infraestrutura abastece a Região Metropolitana de Fortaleza desde 2021.
Realizada pelo pelo governo estadual, a obra conta com 73,27% de execução e já recebeu, desde 2013, cerca de R$ 1,3 bilhão em investimentos federais.
O CAC é a principal estrutura em construção que leva a água do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco ao Ceará.
Todo o projeto do CAC tem 145,2 km de extensão, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões. Em fevereiro, foi inaugurado o primeiro trecho, que corresponde aos lotes 1, 2 e 5, que faz a transposição de água para o Riacho Seco, seguindo por leito natural até os rios Salgado e Jaguaribe e, por fim, ao Açude Castanhão, que posteriormente transfere água para a Região Metropolitana de Fortaleza, atendendo 4,5 milhões de pessoas.
Além da capital e Região Metropolitana, também receberão as águas do CAC 24 cidades localizadas entre a Barragem de Jati e a Travessia do Rio Cariús, atendendo mais de 560 mil pessoas.