Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Cid garante questionar presidente do BC sobre o ‘Samba’ que define as taxas básicas de juros

Foto: Divulgação

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, será ouvido pelos senadores da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), no próximo 4 de abril, sobre as taxas de juros brasileiras.

Durante os esclarecimentos, o senador Cid Gomes (PDT) garantiu que exigirá explicações sobre um dos modelos usados pelo Banco Central para definir as taxas básicas de juros, o “Samba”, tipo de análise macroeconômica desenvolvido pelo BC.

“Você sabe eu fico meio desconfiado da existência disso mesmo [Samba] porque ficamos comparando com outros lugares. Os Estados Unidos levam em conta duas coisas para efeito de juros: inflação, obviamente, e nível de emprego. Então lá a máxima é a menor inflação com menor desemprego. Isso é o que baliza a definição da taxa de juros”, disse Cid ao portal de notícias UOL.

“A inflação nos Estados Unidos no ano passado foi de 6,5%. Maior do que a do Brasil. O desemprego lá é 3,8%. Do Brasil é 8,4%. A taxa de juros lá é 4,75%, a nossa é 13,75%. Se fosse uma diferença de um ponto, mas uma diferença de nove pontos? Então eu vou realmente perguntá-lo sobre o Samba, aliás eu acho que o Senado deveria pedir a ele que mandasse as bases dele”, explicou ao site. 

 

Mais notícias