Search
Search
Close this search box.

Chuvas: reserva hídrica do Ceará melhora e atinge 39% da capacidade

Foto: Divulgação

As chuvas nos últimos meses no Ceará têm contribuído para a melhora da situação hídrica do Estado. De acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), 44 açudes sangram, 57 estão com mais de mais de 90% da capacidade e 48 registram menos de 30%.

“Estamos recebendo chuvas nos 157 açudes e atingimos 39% das novas reservas, distribuída nas 12 bacias do Ceará”, explica João Lúcio Farias, diretor de Planejamento da Cogerh.

A melhor condição está situada na região Noroeste do Estado, totalizando uma reserva confortável. “Há uma preocupação na região do Jaguaribe, com a reserva em torno de 20%. Grandes reservatórios estão pegando água, como o Castanhão, Orós e Banabuiú”, destaca.

“Ainda temos uma condição boa. O aporte que temos no Ceará é de 2 bilhões de metros cúbicos de água. Nossa capacidade de aporte é de 18 bilhões de metros cúbicos”, complementa.

Com relação à região metropolitana, o total de reservas chega a 79%. “O Açude Castanhão está com 22%, o Orós 52% e o Banabuiú, 17%”, finaliza.

Mais notícias