Equipe Focus
focus@focus.jor.br
A Controladoria Geral da União (CGU) cassou a aposentadoria de José Sérgio Gabrielli, responsável pela presidência da Petrobras nos governos Lula e Dilma entre os anos de 2005-2012. Segundo o parecer da CGU, Gabrielli praticou infrações disciplinares à frente da chefia da estatal petrolífera. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União de ontem,24.
O relatório da auditoria da CGU aponta que o petista foi um dos responsáveis pelo prejuízo de US$ 659, 4 milhões ( ao cofres da União, pela compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). No caso, o estudo aponta que a diretoria da estatal não levou em considerações várias medidas como forma de garantir a aquisição com maior segurança.
A compra da refinaria foi feita em duas fases: os primeiros 50%, em 2006, e os 50% remanescentes, em 2008. Em relação à primeira metade, o relatório da Controladoria concluiu que a aquisição foi amparada em Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE), feito pela estatal, que não considerou todas as premissas aplicáveis ao negócio; essas, se consideradas, resultariam na redução do valor máximo aceitável para a compra.
Além de Gabrielli, a controladoria aponta os ex-diretores Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa, Renato Duque e Jorge Zelada como responsáveis diretos pela infração administrativa cometida na Petrobras. A perda total com a compra da refinaria de Pasadena chega à R$ 2,6 bilhões.
*Com informações CGU

Placar é de 5 a 2 para confirmar Hauly na vaga de Deltan na Câmara
O Supremo Tribunal Federal (STF) registrou, nesta sexta-feira (9), placar de 5 votos a 2 para confirmar que a vaga do ex-deputado Deltan Dallagnol na