Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Cearense Pague Menos encerra 2022 com expansão, registra R$ 805 mi de EBITDA e aumenta vendas on-line

Pague Menos. Foto: Divulgação

A Farmácias Pague Menos registrou EBITDA de R$  805 milhões em 2022, 19,9% acima de 2021. O resultado se deve à consolidação dos números da recém-adquirida Extrafarma.

Desconsiderando a aquisição, o EBITDA atingiu R$  781 milhões, crescimento de 16,4%, e o lucro líquido ficou em R$ 192 milhões (+8,7% acima de 2021).

O ano de 2022 foi marcado pelo crescimento de rentabilidade, com a margem EBITDA atingindo 8,8%, incremento de 0,5p.p. sobre 2021. No acumulado dos últimos três anos, o incremento da margem foi de 1,4p.p. e da margem líquida, de 2,3p.p.

“Mesmo com a forte aceleração da nossa expansão orgânica, que contemplou a inauguração de 118 lojas próprias ao longo do ano, combinada aos desafios no cenário macroeconômico, 2022 foi mais um ano de consistência de entregas” comemora Mário Queirós, CEO da Pague Menos.

A companhia também registrou a maior expansão anual na base de lojas, fechando o ano com 1.646 pontos de venda, crescimento de 41% sobre o ano anterior. O crescimento da rede combinou a incorporação de 399 lojas da Extrafarma à abertura de 118 lojas próprias ao longo do ano (47% a mais do que em 2021), sendo 61 apenas no 4T22.

Das 118 lojas inauguradas, 75% operam no modelo Discount, que oferece maior variedade de produtos com preços mais baixos e menor custo de operação. O ano de 2022 também marcou a ampliação da capilaridade da Pague Menos, que agora está em 389 municípios brasileiros (contra 348 em 2021).

As vendas da rede atingiram R$ 9,8 bilhões em 2022, crescimento de 21,8% em relação ao ano anterior, combinando saudável ritmo de crescimento mesmas lojas da bandeira Pague Menos (7,6%, quando excluídos os testes de Covid-19), com a expansão orgânica e inorgânica.

Canais digitais

Em 2022, a Companhia registrou aumento de 51,8% em comparação a 2021 nas vendas via canais digitais, chegando a R$ 946 milhões.  No 4T22, as vendas omnichannel atingiram  11,4% na Pague Menos, aumento de 2,6p.p. em relação ao registrado no 4T21. Dentre os canais digitais, o e-commerce da companhia (site e app) ganhou destaque, sendo responsável por 54% do total de vendas no 4T22, com crescimento de 72% em relação ao 4T21.

A empresa também cita a integração dos canais  digitais da Extrafarma com os da Pague Menos. Segundo a empresa, já teve início e irá viabilizar ganho de escala nas operações.

Até o final do 4T22, 224 lojas da rede passaram a oferecer a opção ‘clique e retire’ e 78 lojas migraram o atendimento delivery para o Call Center. Em 2023, haverá a implantação de diversas iniciativas para reduzir o gap de participação das vendas omnichannel de Extrafarma em relação à Pague Menos. No 4T22, 3,4% das vendas de Extrafarma ocorreram via canais digitais, 8,0p.p abaixo do registrado em Pague Menos.

Mais notícias